Saiba como harmonizar cerveja no almoço ou jantar do Dia dos Pais

Serviços
12 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

 

Foto: Karine Pedrosa/Divulgação
Dia dos Pais está se aproximando, e para quem não quer enfrentar longas filas em restaurantes e deseja preparar um almoço ou jantar especial para comemorar o Dia dos Pais, neste domingo (13), a beer sommelier da Ambev Carolina Loureiro dá ótimas dicas de pratos que harmonizam perfeitamente com cervejas.

 A combinação de texturas dos pratos com os diferentes sabores de cerveja deixam a refeição muito mais especial. A especialista afirma que a dica é simples – cervejas mais leves vão bem com comidas baixo teor de gordura, como por exemplo carnes brancas, em especial peixes.

 Já as cervejas mais encorpadas e de sabores marcantes, combinam com carnes e temperos mais acentuados.Comidas mais condimentadas e apimentadas caem bem com cervejas que tem mais personalidade.

 “Uma harmonização correta pode despertar incríveis sensações, basta fazer a escolha certa. Características como acidez, doçura, amargor e teor alcoólico devem ser levados em consideração no momento da escolha da bebida”, afirma.

 Carol Loureiro destaca que é importante harmonizar a bebida com os alimentos para que um, não ofusque o sabor do outro, e que todos os sabores possam coexistir na boca.

 Confira as dicas de harmonização:

Churrasco – Que churrasco e cerveja andam de mãos dadas todos já sabem. As tradicionais cervejas pilsen como Skol, Antarctica e Brahma vão bem com carnes na brasa. Os pais que ousarem um pouco mais, podem experimentar carne vermelha com cervejas Brahma Extra Lager Red, bebida estilo Amber Lager ou Bohemia Aura Lager do estilo Vienna Lager, bebida de cor âmbar com notas avermelhadas e sabor qe remete a panificação ou torradas.

 
Foto: Karine Pedrosa/Divulgação

Feijoada – A tradicional feijoada, típico prato brasileiro, harmoniza com a cerveja Hoegaarden, bebida leve e refrescante. A dica da sommelier é experimentar a feijoada também com as cervejas Wals 42, estilo Saison, e Wals Witte, estilo Witbier, ambas são críticas e trazem na sua composição notas de especiarias.

Massas (macarrão, nhoque e lasanhas) – Para harmonizar cervejas com massas é necessário levar o molho em consideração.Os clássicos molhos bolonhesa podem ser servidos com as cervejas Leffe Brown e as conhecidas pilsen – Skol, Brahma e Antarctica.

As massas com molho branco com Leffe Blond. Já os molhos pesto, que levam ervas na composição, servem bem com os rótulos da linha Wals – Dubbel, Trippel e Quadruppel.

Moquecas – Como a sommelier sugeriu acima, comidas gordurosas e apimentadas combinam com com cervejas que tem mais personalidade, neste caso a indicação é para a cerveja Bohemia 838 Pale Ale ou cervejas do estilo IPA (Indian Pale Ale) como Colorado Indica e Wals Session Citra.

Comida Japonesa – Os pais que preferem a culinária japonesa é podem optar por diversos tipos de cervejas. A sommelier indica os rótulos estilo Pale Ale, bebidas  refrescante de baixa fermentação como Budweiser, Original, Stella Artois e Brahma Extra Lager, e também as cervejas de trigo como Brahma Extra Weiss, Franziskaner Weiss e Hoegaarden.

Todos os rótulos podem ser adquiridos no Empório da Cerveja pelo site www.emporio.com (entrega imediata apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Em Salvador, vendas on line com entrega a domicílio no Empório Beer Truck.

Outros locais onde o baiano pode encontrar as cervejas indicadas na matéria:

LOJA VIRTUAL

Empório Beer Truck – www.facebook.com/emporiobeertruck

Vendas através do Whatsapp (71) 9 9231-0609

SUPERMERCADOS

Redes G Barbosa

Walmart

Grupo Hiper Ideal

Grupo Pão de Açúcar

DELICATESSEN

Tutti Deli  Delicatessen – Rua do Cipreste, 178 – Pituba

Fellini Panetteria – Av. Octávio Mangabeira – Pituba

Pão e Mais – Rua das Hortênsias – Pituba

Deli Fruta – Rua. Dr. José Peroba – Stiep