Música

No Circuito

Romero Ferro canta novas versões de Cazuza com Bloco Exagerado

Redação,
12/03/2021 | 15h03
(Foto: Fernando Valle)

Esse carnaval não foi igual àquele que passou – e a ausência do sempre aguardado desfile do Bloco Exagerado é prova disso. Porém, o bloco não parou de produzir e segue se reinventando, e o resultado é o projeto LIVEXAGERADO CONVIDA, que acontece no dia 13 de março, às 17h, em seu canal oficial – www.youtube.com/blocoexageradooficial. Como o nome já insinua, o Bloco recebe numa live JanamôRomero Ferro e Simone Mazzer fazendo um “feat” com canções de Cazuza em novos arranjos assinados por Felipe Bruno (mestre de bateria do Bloco) e Guto Goffi, parceiro do poeta do rock no Barão Vermelho e produtor musical do projeto. Na apresentação, serão lançadas oficialmente as versões de “Burguesia”, “Ideologia” e “O tempo não para”, que estarão posteriormente nas plataformas digitais de música.

Contemplado na Lei Aldir Blanc com patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o projeto apresenta um repertório com mais 20 canções do poeta. Apostando na diversidade de ritmos que os convidados e o bloco carregam, a união de seus talentos, vozes, estilos, redes e localidades cocriam novas versões de grandes canções de Cazuza, criando um elo entre o passado, o presente e o futuro.

Artista carioca que usa a força da ancestralidade nos seus trabalhos, Janamô acredita que a arte de Cazuza é imortal. “Trinta anos depois de sua partida, ele segue atual. Uma honra cantar a obra desse gênio subversivo, ainda mais em um bloco de carnaval. A folia encontra morada na obra do poeta, colocando o povo para mexer a bunda e a mente ao mesmo tempo, sem que percebam – a reflexão está ali! Cazuza é denúncia e rebeldia, e carnaval é uma revolução que começa no quadril. Perfeita a junção para os tempos que atravessamos!”, celebra.

“Ter a possibilidade de entrar num estúdio durante uma pandemia, onde estamos privados de exercer plenamente o nosso ofício, me deixa muito contente! O projeto ocupa este lugar pra mim, o de voltar – pelo menos um pouquinho – para aquele espaço quentinho de fazer o que a gente escolheu na vida”, avalia Simone Mazzer. “Cazuza está presente em mim na sua forma elegante de debochar de um sistema apodrecido”, complementa a cantora.

Romero Ferro, por sua vez, relata que sempre foi muito fã de Cazuza. “Passei um tempo fazendo um show de tributo a ele, e foi um período onde pude realmente mergulhar na sua vida e obra! Sou pernambucano, e estar no Rio de Janeiro fazendo um projeto com pessoas que estiveram com ele é como um plot twist incrível da vida. Ele vai ser sempre um artista referencial no meu trabalho e na minha arte. Então, todo este movimento significa um outro movimento profundo aqui dentro, que vai sair ativando lembranças e muitas emoções – revertidas para a música, óbvio!”, finaliza.

SERVIÇO:

LivExagerado Convida

Quando: 13 de março

Horário: 17h

Onde: YouTube do Bloco Exagerado – www.youtube.com/blocoexageradooficial