Romance gay ilustrado é novidade no mercado literário brasileiro

Comportamento, Social
30 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

historia

O escritor, professor de inglês e mestre em Literatura pela UnB (Universidade de Brasília) Roberto Muniz Dias já pensava em lançar um livro de ilustrações suas há algum tempo, mas foi durante a faculdade que conheceu o trabalho de Esaul Furtado. Uma década depois eles assinam o livro “O Branco se Suja pelo Esforço ou Aos Feios Sábios os belos bobos” que reúne os textos de Muniz Dias e o trabalho de lustração de Furtado.
O título “tem a ver com tantas referências que acabou formando um complexo significado, mas que pode ser claramente percebido com a leitura do livro”, revela o autor que conversa por meio do personagem com o leitor. A capa do livro traz uma ilustração de homens sarados se beijando ao ar livre, com traços marcados e cheio de erotismo.

Diz a sinopse: “Um diário de bordo perde seu propósito original. O relato das aventuras de um turista retoma uma história de um livro-guia. Um personagem misterioso retorna para reviver um amor perdido entre ruas cheias de passado. Uma paixão insólita entre dois homens renasce. Nesta viagem (em duplo sentido) o personagem-narrador vai alinhavando ficção da ficção e realidade para compor uma história de busca, autoconhecimento e amor. Uma novela intimista, mas que revela algo maior como a tentativa de sair do lugar comum da vida”.

O livro narra a primeira visita de Nikov à Europa, um homem misterioso e cheio de conflitos. O trabalho também é baseado em memórias do autor em sua primeira viagem ao Velho Continente e obviamente muitas de suas experiências e questionamentos. Com muitas referências a grandes autores, o livro resgata o trabalho anterior do autor, Adeus a Aleto, também com o personagem Nikov, mas sem necessidade de leitura deste para compreender a nova obra. O trabalho ainda não tem data de lançamento prevista, mas espera-se que até o final do ano esteja disponível no mercado.

Confira os primeiros capítulos do livro aqui.