Roda de conversa irá debater a situação do LGBT na terceira idade

Notícias
7 de junho de 2017
por Genilson Coutinho

terceira idade lgbt 2

Um dia todos nós envelheceremos. Porém, mesmo esse processo sendo esse processo natural, a passagem entre a idade adulta e a velhice carrega fortes preconceitos em uma sociedade que celebra a juventude como a fase mais importante da vida. Dessa forma, até mesmo expressões de carinho são taxadas, como se aqueles que se amam tivessem apenas alguns anos para expressar esse sentimento. Um exemplo disso foi o beijo dado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, na novela “Babilônia”, de Gilberto Braga, exibida em 2015, pela Rede Globo, causou discussões não apenas por sido entre duas mulheres, mas por elas serem idosas.

O folhetim, na época, trouxe à luz uma discussão que envolveu dois preconceitos: a sexualidade e o envelhecer. Esses serão alguns dos dois pontos debatidos neste sábado (10), a partir das 16h, no Santo Bar, durante o Roda Livre promovido pelo Instituto Boa Vista por meio do Projeto Cidadania LGBT, que traz o tema ‘A Terceira Idade LGBT’.

O Debate terá mediação do sociólogo Acioli Neto e participação dos convidados: Ivonete Melo, Presidente do Sindicato dos Artistas; Cristiane Falcão, educadora social e militante do Movimento Trans; Horácio Barros, ativista do Movimento Integrar de Pernambuco; Vicente Barbosa, ativista do Coletivo LGBT do Sintepe e Manoel Constantino, jornalista, escritor e diretor de teatro.

De acordo com Acioli Neto o envelhecimento na terceira idade é um tema que, aos poucos, vem ocupando um espaço em estudos acadêmicos, com pesquisadores interessados em conhecer as diferentes esferas que se relacionam com a temática. “São desde questões referentes ao corpo e ao sexo até discussões sobre as políticas públicas destinadas a essas pessoas”, completou o sociólogo, que é também Coordenador do Projeto Cidadania LGBT do Instituto Boa Vista.

Segundo uma pesquisa realizada em 2012, pela ONG inglesa Stonewall, publicada no site do jornal GGN, o preconceito e a falta de direitos civis acentuam as consequências do envelhecimento para os homossexuais. O estudo foi feito com gays, lésbicas, bissexuais e heterossexuais maiores de 55 anos no Reino Unido e revelou que 34% dos homens gays e bissexuais foram diagnosticados com depressão e 29% deles com ansiedade, o dobro em relação aos heterossexuais da mesma faixa etária.

O estudo ainda apontou que o consumo de drogas, álcool e cigarro entre os homossexuais idosos é maior que entre os heterossexuais.

A pesquisa realizada pela ONG Stonewall também aborda a discriminação que os homossexuais idosos sofrem em postos de atendimento médico e em casas de recuperação ou asilos. Segundo os resultados apontados, a maioria dos profissionais que atendem esses idosos não tem treinamento necessário para lidar com a diversidade. Há relatos de homossexuais que, após contarem aos seus companheiros de casa sobre sua sexualidade, tiveram de ser colocados em outras alas do asilo, pois começaram a sofrer com o desprezo dos demais. Para evitar essa situação, há outros tantos que resolvem silenciar sua condição.

Sobre o IBV – Desenvolve o projeto Cidadania LGBT iniciado em março/2017 contabilizando até o momento mais de 50 LGBTs atendidos. Foram diversas as demandas solicitadas: trâmites judiciais para o uso do nome social; intermediação para resolução de conflitos familiares devido a orientação sexual; suporte psicológico relacionados a sexualidade, entre outros. Os processos estão sendo acompanhados dia a dia pela equipe multiprofissional do IBV para solução.

O Instituto Boa Vista nasceu da ideia do fotógrafo e empresário Canário Caliari e da produtora cultural Maria do Céu. Sua sede funciona na Rua das Ninfas, 84-A, ao lado da boate Metrópole, de segunda-feira a sexta-feira das 14h às 20h. As visitas podem ser agendadas através do número: (81) 3072-9799.

 

 

 

Serviço

Roda Livre – A TERCEIRA IDADE LGBT

Terça-feira, dia 10 DE JUNHO

16:00 HORAS

Entrada Gratuita

SANTO BAR, RUA DAS NINFAS, 84, BOA VISTA

HAVERÁ SORTEIO DE INGRESSOS PARA FESTA BEAR CELEBRATION