Rio de janeiro recebe festival gênero e sexualidade este mês; confira a programação

Notícias
4 de julho de 2016
por Genilson Coutinho

Paternity Leave, longa-metragem americano do diretor Matt Riddlehoover.

O Rio Festival de G&S no Cinema 2016 é o festival internacional de filmes de gêneros e sexualidades do Rio de Janeiro, um encontro importante para o cinema brasileiro e internacional. Durante onze dias, de 7 a 17 de julho de 2016, o Centro Cultural Justiça Federal, Cine Arte UFF, Cine Joia Copacabana, Cine Joia Rio Shopping, Cine Odeon, Espaço Cultural BNDES e Instituto Cervantes sediam este sexto ano do festival.

Cerca de 150 filmes brasileiros e internacionais foram selecionados para a programação oficial do festival. Os longas e médias-metragens foram programados para serem exibidos no Panorama Nacional e Panorama Internacional. Já os curtas-metragens participarão da Competição de Curta, Div.A (Diversidade em Animação), Mostra Nacional de Curta, Mostra Internacional de Curta, Transcinema com as obras híbridas mais fluidas, e o Sombrio, novo programa destinado aos curtas de terror, horror e comédia assustadora, mais sombrios do festival. Uma seleção especial de filmes raros e transgressores serão exibidos na sessão comentada Cinema Explícito.

O filme Amores Santos estreia dia 7 de julho na noite de abertura do festival no Cine Odeon. O júri do festival e o público, decidirão quais serão os filmes premiados desta edição. A premiação acontecerá na sexta-feira, dia 15 de julho, às 19h no Espaço Cultural BNDES, com a exibição do longa francês Where There is Shade com a presença do diretor, e da co-roteirita e atriz do filme. Os diretores presentes no festival apresentarão seus filmes e participarão de debates com o público.

Confira a programação :