Ricardo dos Anjos, hairstylist de celebridades, dá dicas de como cuidar de cada cabelo

In Moda
28 de maio de 2019
por Genilson Coutinho

Ricardo dos Anjos está em turnê pela Bahia (Foto: divulgação)

Em turnê pela Bahia, o beauty artist Ricardo dos Anjos, um dos mais requisitados do mercado brasileiro, esteve em Salvador na última semana dando dicas para enaltecer a beleza dos cabelos e mostrando novidades da linha Match, do Boticário, da qual é cocriador. A convite da marca, Ricardo debateu desde cuidados para proteção dos fios e manutenção de colorações como a influência dos cabelos na autoestima e identidade das mulheres.

De acordo com ele, que já cuidou das madeixas de celebridades como Ivete Sangalo, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e Maria Rita, a principal necessidade para qualquer tipo de fio crespo, cacheado e ondulado é a hidratação, pois é um cabelo que já nasce naturalmente ressecado. Indica também que é importante conhecer e aceitar qual o seu tipo de cabelo, pois cada um demanda cuidados específicos. “Para identificar se o cabelo é crespo, cacheado ou ondulado, você deve pensar no tamanho da mola. Se o cacho faz a volta em um lápis ou é muito pequenininho, ele é crespo. Se for um pouco mais aberto e faz a volta no seu dedo, esse cabelo é cacheado. Se ele apenas tem um formato em S, sem formar a mola completa, ele é ondulado”, explica o especialista em beleza.

Sem ditadura da beleza

Ricardo, que começou a carreira de cabeleireiro aos 14 anos em um salão especializado em cabelos afro, conta que a inspiração para criar produtos que facilitem esses cuidados vem de casa, por ter crescido acompanhando as mulheres da família sofrerem com produtos de alisamento agressivos. Em Salvador, o expert observa que é muito comum as mulheres saberem cuidar dos cabelos crespos e cacheados e aponta que muitas já saíram da escravidão do alisamento e não estão preocupadas em abaixar o volume dos fios, muito pelo contrário.

Ainda assim, deixa claro que não defende nenhuma ditadura. “Eu acho que não se pode radicalizar igual se radicalizava exigindo que a pessoa fosse lisa. Você não pode olhar pra uma mulher agora e pensar ‘eu acho que aquele cabelo ali é alisado’ e exigir que essa mulher a partir de agora seja cacheada. O que importa é a pessoa estar feliz com ela. Se você escolhe estar lisa, não quer dizer que você não é empoderada. Respeitar a opção do outro é, na verdade, o primeiro passo para ser empoderado”, opina.

Fios brancos e química

Já para as mulheres que gostam de deixar o cabelo grisalho, a dica de Ricardo é apostar em um visual mais arrumado. “Se você tem um cabelo crespo ou ondulado grisalho, o acabamento é um pouco mais difícil, pois ele vai cachear com menos facilidade. Além disso, o cabelo grisalho perde queratina e fica um pouco mais poroso, então o ideal é que você hidrate e lave com um shampoo que tire o amarelado, para que o grisalho fique realmente um branco clarinho, mais bonito e mais saudável”, indica.

Para ele, ter produtos de proteção e tratamento são possibilidades para a mulher não ter que abrir mão da química. “Fazer química é maravilhoso. Ficar loira, alisada, colorida, fazer permanente… Nossa ideia é que os produtos possibilitem que as mulheres continuem fazendo a química no cabelo, porém mantendo os fios saudáveis”. Inclusive, indica o inverno como melhor momento para fazer mudanças. “Nesta estação, o cabelo resseca com mais facilidade e é a oportunidade de hidratá-lo mais vezes. Além disso, por ter menos ação do sol e lavá-lo com menos frequência é o momento indicado para fazer uma química mais agressiva e investir em tratamentos térmicos para esse cabelo, como toalha aquecida e touca térmica”.

Processo de criação

No Boticário, Ricardo conta que participa de todo o processo de criação dos produtos da linha Match e garante seus resultados. “Minha participação é intensa, desde a pesquisa dos produtos que vamos lançar até testes internos e de aprovação dos resultados. Quando já estão validados internamente, levo para o meu salão para testar no dia a dia e a gente percebe se eles realmente entregam os resultados que aprovamos em laboratório. Depois, pensamos em embalagens e lançamento. E é por isso que eu confio nestes produtos, porque conheço todos os que existem no mercado e sei que hoje temos uma linha que entrega um resultado extremamente superior às linhas ‘de supermercado’, apresentando os mesmos benefícios de produtos importados, só que muito mais acessíveis e com a mesma tecnologia”, conta o especialista.

Mostre sua própria beleza

A dica geral de Ricardo é estar em sintonia com a própria beleza. “Se a pessoa está feliz dentro daquela aparência, seja qual for, ela vai passar a sua beleza. Dificilmente vão te achar feia se você está se sentindo bonita. Talvez, à princípio, sintam um estranhamento, mas no final a pessoa está tão à vontade com a própria imagem que a gente vai acabar contagiando com este sentimento”, finaliza Ricardo.

Antes de chegar à capital baiana, o especialista também visitou as cidades de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Camaçari. Ricardo dos Anjos, além de ser um rosto conhecido por apresentar o reality show “S.O.S. Salvem o Salão”, na GNT, também assina a beleza de eventos como o Minas Trend Preview/Fashion Business e São Paulo Fashion Week.