Revista soul completa 4 anos discutindo gênero e diversidade

Slider
13 de dezembro de 2019
por Genilson Coutinho

A Revista Soul chega a sua 8ª edição e comemora 4 anos de produção. Com tema “Gênero e Diversidade” como âncora das suas produções, o periódico semestral se consolida como projeto pioneiro no Brasil neste segmento, sendo a primeira revista brasileira e única na Bahia a tratar exclusivamente de temáticas relacionadas a gênero e diversidade.

São 8 edições, 70 matérias e cerca de 290 páginas, trazendo entrevistas feitas com artistas da cena alternativa de Salvador, valorizando a cultura local e defendendo os direitos humanos. As publicações anteriores já tiveram como destaque entrevistas exclusivas com personalidades que ganharam notoriedade no cenário musical brasileiro, como o rapper Hiran (edição 6), o vocalista Russo Passapusso (3), da banda BaianaSystem, que neste mês ganhou o Grammy Latino, como melhor álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Outro destaque foi Nininha Problemática (6), drag pioneira no pagode baiano. Todos esses artistas têm relação com a linha editorial da Soul, que trata sobre a diversidade, seja musical, social e racial.

A publicação traz reportagens que mostram a preocupação com pautas como: a vulnerabilidade social de mulheres, negros, população LGBTQI+, pautas relacionadas a acessibilidade, longevidade, além disponibilizar dicas e conteúdos alternativos, como filmes, séries e peças ancorados nas discussões levantadas pela Soul. A revista tem como destaque a diagramação criativa, colorida, repleta de hiperlinks que recheiam os textos de interatividade, possibilitando que o leitor tenha uma experiência maior do que a convencional, utilizando diversos outros tipos de meios, como vídeos e podcasts.

Na edição deste semestre a Soul traz um Ensaio Fotográfico que retrata a importância dos Coletivos na luta pela defesa dos direitos das minorias, além de produções que abordam inclusão, representatividade de pessoas trans, acessibilidade em espaços culturais e uma reportagem que levanta discussão sobre representatividade religiosa no universo dos Games. O periódico de produção semestral é um produto do curso de Jornalismo do Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA).

O lançamento da Revista Soul acontece hoje, dia 12 de dezembro (quinta-feira), a partir das 18h30, na Área de Convivência do Centro Universitário UNISBA. A programação do evento conta com intervenções artísticas dos alunos do curso de jornalismo e um bate-papo interativo sobre a inclusão de pessoas trans em espaços normativos.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DA 8ª EDIÇÃO DA REVISTA SOUL

ONDE? Centro Universitário Social da Bahia – Av. Oceânica, 2717 – Ondina, Salvador – BA

QUANDO? –  12 de dezembro

ACESSO? – Gratuito

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.