Revista Raça completa 15 anos como maior fenômeno editorial do Brasil

Sem categoria
3 de setembro de 2011
por Genilson Coutinho

A Revista Raça Brasil, maior publicação do segmento negro na América Latina, completa 15 anos de existência, e a vereadora Olívia Santana, através da Câmara Municipal de Salvador, realiza evento comemorativo, para convidados, terça-feira, 06 de setembro, às 19h, no Centro Cultural da Câmara.

O evento, que será apenas para convidados, reúne artistas, intelectuais, políticos, formadores de opinião, parceiros do mandato e figuras locais que, assim como a Revista, contribuem para a valorização da cultura e o fortalecimento da autoestima de homens e mulheres afrodescendentes brasileiros, favorecendo  assim à construção de uma sociedade livre de preconceito e intolerância.

A história da Raça Brasil

Setembro de 1996, um importante passo foi realizado na questão da autoestima do negro em nosso país, era lançada revista RAÇA BRASIl. Um grande desafio, afinal, a proposta da revista não foi apenas atender a uma parcela da população negra, como o movimento social ou, especificamente, a juventude negra que não se via retratada em revistas, ou tão e somente as mulheres negras, religiosos, quilombolas, artistas e modelos que não apareciam em espaços jornalísticos, pois negro na mídia, até então, era só o rei Pelé. A responsabilidade da revista era o de ser a voz e a face desse complexo tecido social que compõe a afrodescendência em nosso país, carente de um veículo de comunicação e circulação nacional que os contemplasse.

A revista foi o maior fenômeno editorial na história do Brasil. A primeira edição vendeu 270 mil exemplares, recorde que se mantém imbatível até hoje. Em 15 anos, muitos foram os desafios das dezenas de jornalistas, fotógrafos, diagramadores, ilustradores e profissionais da área editorial, na difícil tarefa de atender, numa única publicação, os anseios da segunda maior população negra do planeta.

 

Passaram-se uma década e meia em que a revista fez e continua fazendo história, e ainda é a maior revista do segmento negro na América Latina. Sua história de luta e resistência tem sido tema de diversos estudos acadêmicos no Brasil e no exterior, o tema Revista RAÇA BRASIL graduou mestres e doutores na difícil tarefa de estudar o fenômeno da única publicação de circulação nacional com mais de uma década ininterrupta de existência. Hoje, nossos desafios são outros, não lutamos apenas para provar que somos bonitos e que existimos como consumidores, pois o mercado tem feito esse trabalho, mostrando a ascendência da nova classe média brasileira. Trabalhamos com ideais mais amplos, os de que informação, educação e participação política são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social no admirável mundo novo do século 21.