Júnior Queirós fala da carreira internacional na sala Vip desta semana

Genilson Coutinho,
20/06/2011 | 01h06

Apontado como revelação da maquiagem espanhola em 2009, pela revista Make up Artist (EUA), o beauty artist Júnior Queirós esteve em Salvador este mês promovendo cursos para profissionais do seguimento . Baiano radicado em Barcelona desde 2005, ele ensina em duas escolas de formação técnica na área de beleza (Epro – Barcelona e Escuela Superior de Imagen Personal Gimsa – Castellón) e acaba de ter um editorial incluído na próxima edição da Elle Japão, estreando na publicação que tem 41 versões em diferentes países.

O maquiador veio ao Brasil como convidado do BSG World Festival, evento que reuniu profissionais das Américas, Europa e Oceania para apresentar as tendências mundiais em maquiagem, estética e hair style, entre os dias 4 e 7 de junho, em Curitiba. Em Salvador, Júnior realizará um editorial de joias para a revista That’s Life, publicação distribuída na Espanha, EUA e Colômbia.

Embora tenha começado sua carreira em Salvador, há 13 anos, foi em Barcelona que Júnior Queirós definiu seu estilo. “No meu trabalho sempre combino conhecimentos artísticos, sensibilidade e técnica, gerando desta maneira maquiagens adaptadas às necessidades do dia a dia, que sejam elegantes, refinadas e distintas, sem deixar de lado as tendências da moda”, explica.

Contratado da People Agency (agência de modelos e atores) de Barcelona e com agentes na Espanha e no Brasil (SP), o beauty artist não fica à espera de trabalho. Por meio de parcerias e muita iniciativa, Júnior publica ao menos um trabalho autoral por mês em revistas de diferentes partes do mundo, a exemplo do Canadá, Austrália, Dubai, Estados Unidos, França, Itália, Brasil, e a própria Espanha.

Assim que chegou a Salvador, Júnior Queirós realizou uma palestra na 4ª edição do UniJorge na Moda, que aconteceu dia 8 de junho, tendo o cinema como tema. Já no dia 12 de junho, no Espaço Akash (Campo Grande), ele realizou um  workshop de automaquiagem em prol do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral.

No dia 15, Júnior participou  da 1ª edição do Pano para Manga, evento da oficina de modelos da Escola Parque (Caixa D’Água), no qual falará sobre a profissão de beauty artist, o mercado de trabalho e as áreas de atuação. Antes de voltar para a Espanha, o maquiador faz uma parada em São Paulo, onde vai ministrar dois cursos para profissionais de beleza na escola Beauty Box.

 

Dois Terços: Desde 2005 você mora e leciona em duas escolas técnicas para formação de profissionais no ramos da beleza na Espanha. Como teve início essa sua paixão pela arte da maquiagem e porque escolheu viver em Barcelona?

Júnior Queirós: Tenho pouco mais de 10 anos no ramo da moda e beleza, mas em todos meus trabalhos sempre tive uma grande vocação pela arte, e quis expressar minha arte por meio da maquiagem. Quando tive a primeira oportunidade de trabalhar como maquiador, foi por um acaso, mais tomei como uma brincadeira que virou algo sério. Então dar aulas, workshops e seminários para profissionais e amantes da maquiagem é algo que vejo como consequência de muito trabalho e dedicação. Por fim, escolhi viver na Espanha por que tinha um irmão vivendo lá, o que foi meu suporte e apoio no início, além disso aprender um idioma de origem latina, mesma raiz do português, me parecia um facilitador na adaptação a uma nova cultura, o que consegui fazer sem jamais esquecer das minhas origens.

 

DT: Você foi a grande revelação da maquiagem em 2009, escolhido pela revista Make Up Artist (EUA) . O que mudou em sua profissão após a conquista do título?

JQ: Quando recebi um email da revista Make Up Artist Internacional, mal podia acreditar que havia sido escolhido para integrar o diretório de profissionais do ano de 2009. Foi uma grande honra para mim, e significou um grande reconhecimento profissional. DT: Nos próximo dias, um editorial criado por você será destaque na conceituada revista Elle Japão. Conte-nos um pouco deste trabalho?

JQ: O editorial de moda escolhido foi produzido sem que houvesse uma revista definida para publicação, mas o trabalho foi realizado com uma ótima equipe de profissionais, e desde o primeiro momento, percebíamos o potencial para publicar em alguma revista de grande porte. O ensaio nos custou muitas horas de produção e realização, mas valeu muito à pena.

DT: Você veio ao Brasil a convite do BSG Word Festival para apresentar as tendências da maquiagem mundial e a estética Hair Style em Curitiba. Fale um pouco dessa tendência.

JQ: Foi um grande prazer e um desafio, pois não tive de fazer apenas a maquiagem, mas preparar todo um conceito para apresentar minha proposta. Dessa forma, produzi um look total, incluindo cabelo e vestuário. Busquei algo muito fresco, jovial, e sobretudo alegre. Me inspirei nas tendências urbanas atuais, com cores que nunca saem de moda, tendo como ponto de partida o Block Color, mas usando uma base preta tanto para as roupas quanto para os cabelos (que receberam pinceladas de cor). O make up foi inspirado nas passarelas de pret-a-porter de Cristian Dior.

DT: Em sua passagem por Salvador, além de visitar amigos e matar a saudades com a família, você arrumou tempo para dois trabalhos de cunho social e um editorial de joias para revista That’s Life. De onde vem essa energia toda?

JQ: Gosto muito do meu trabalho, e se posso associá-lo a algo que enche minha alma, me dá essa energia extra. Trabalhar com o que mais se gosta é algo prazeroso, então criar algum novo projeto é algo que me alimenta. Afinal, nesta área em que trabalho, é necessário estar em constante movimento, pois desta forma, você não cai no esquecimento. Sempre ressalto a importância de se destacar de maneira positiva.

DT: Quais são as principais tendências da maquiagem na atualidade, o que não poderá faltar para mulheres brasileiras?

JQ: Voltará o aspecto nude da pele, mas em contraponto vem forte a tendência boca e olho tudo, claro que tendo uma coerência e harmonia de cores. Também a pele com aspecto bronzeado, mas de forma bem discreta e natural. As cores-chave são o carmim, coral, rosa e ameixa.

DT: Quando falamos em maquiagem só vem à cabeça mulheres. O que você acha do crescimento do seguimento de cosmético para o público masculino ? Os rapazes estão se maquiando com mais liberdade?

JQ: Sim, totalmente. Normalmente os homens arriscam usar um corretivo, para tirar o aspecto cansado; um pó matificante para tirar os brilhos de uma pele oleosa; um bálsamo labial; e alguns até usam pós para dar um toque bronzeado na pele, mas tudo sempre muito natural. Tem grandes firmas de cosméticas fabricando maquiagem específica para o homem moderno, grandes celebridades da moda, dos esportes, e atores, que já usam maquiagem no seu dia a dia. Vejo que todos eles são referências, pois um homem adequadamente maquiado não perde sua masculinidade, afinal isto está na cabeça de cada um.

DT: A Comunidade LGBT no Brasil conquistou recentemente o direito a união estável e continua lutando pela aprovação do PL 122/2006, que tornará a homofobia crime. E em Barcelona como é a movimentação dos LGBTs na luta pelos seus direitos?

JQ: Acho totalmente importante esta iniciativa, e acredito que as pessoas têm que ter a consciência de respeitar a opção de cada um. Este é um grande passo para o Brasil avançar social e culturalmente, como muitos países do mundo. Creio que devemos lutar pelo que acreditamos, e hoje já temos uma sociedade que começa a respeitar o direito de cada um. Em Barcelona, como em muitas outras cidades do mundo, sempre há problemas, mas a união faz a força, e lá o movimento LGBT esta empenhado 100% na causa dos direitos que temos como cidadãos.