Retirada de vídeo homossexual da campanha de carnaval é questionada

Sem categoria
17 de fevereiro de 2012
por Genilson Coutinho

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS), Jarbas Barbosa, participou na tarde da última quarta (15) da 230ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde para esclarecer a retirada de um vídeo com um casal homossexual  da Campanha do Carnaval de 2012.

De acordo com Barbosa, desde 2012 cresceu a preocupação da Secretaria para que as campanhas contra a Aids fossem destinadas de acordo com o quadro epidemiológico da doença. Lembrou também que o 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS – o MS lançou uma campanha contra o preconceito que sofrem os portadores do vírus HIV. Sobre a Campanha de Carnaval, o secretário explicou que foram desenvolvidas diversas peças publicitárias destinadas a diferentes públicos e de veiculação em lugares específicos.

“Fizemos uma comunicação confusa de um tema profundo e que mexe como muita gente. Quero deixar claro que não houve nenhuma pressão de fora para que se tirasse o vídeo. O filme que esta na TV Aberta fala que os jovens gays como todos os outros devem usar o preservativo e isso não vai mudar.

O filme é somente uma parte da Campanha. O casal gay está no cartaz que será distribuído nas secretarias de saúde, nos centros de saúde, disponível no site do Ministério. Enfim se tem algum erro nessa comunicação o erro é nosso”, afirmou. Os conselheiros decidiram como encaminhamento incluir em uma resolução que está sendo discutida e que deve orientar quais temas e ações do MS devem ser submetidos ao Pleno, a recomendação para que esse tipo de campanha também entre nesses critérios.