Renomado especialista do Canadá vem à Bahia este mês para falar sobre a investigação da dor

Sem categoria
12 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho

Sabemos que a dor, seja ela de qualquer natureza ou intensidade, incomoda. Algumas vezes, por falta de conhecimento do paciente e de preparo do profissional médico, o tratamento não é o mais adequado. Para discutir e trocar conhecimento sobre o tema, o especialista Dr. Fernando Cervero vem a Salvador compartilhar os avanços científicos para o diagnóstico da dor e suas implicações. Cervero é presidente da Associação Internacional para o Estudo da Dor, diretor do Centro de Investigação da Dor Alan Edwards e professor da Universidade McGill, ambas no Canadá. O especialista foca seus estudos na neurociência, explorando os sistemas sensoriais para a investigação da dor e estuda os mecanismos das dores causadas pelos órgãos internos do corpo humano.
Congresso Brasileiro de Dor
A Bahia recebe pela primeira vez o 10º Congresso Brasileiro de Dor, que reúne especialistas de diversos países no Bahia Othon Palace, entre os dias 27 e 29 de setembro, para promover discussões multidisciplinares sobre diferentes tipos de dor.
Com uma programação bastante diversificada, o congresso, que aguarda cerca de 1.200 participantes, tem o objetivo de divulgar estudos sobre a dor, novas técnicas de intervenção médica e tratamentos alternativos, como Acupuntura, por exemplo. “Será um Congresso com vários participantes internacionais da América Central e da Latina, além de convidados europeus, americanos e brasileiros com especializações que proporcionarão uma ampla discussão sobre a dor. No evento, será abordado tratamento de doenças específicas envolvendo o contexto social, psíquico, avaliação e cuidado com pacientes de todas as idades”, explica o diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), Durval Campos Kraychete.
Detalhes sobre a programação, horários e nomes dos palestrantes estão disponíveis no site www.dor.org.br.
SERVIÇO:
10ª Congresso Brasileiro de Dor

Quando: 27 a 29 de setembro

Local: Bahia Othon Palace Hote