Renata Maia alerta sobre cuidados com a pele masculina

In Moda
7 de março de 2019
por Genilson Coutinho

Apesar da correria do dia-a-dia, homens das mais variadas idades precisam adotar uma série de cuidados para ter uma pele saudável e driblar alguns probleminhas cutâneos. Para combatê-los, ao contrário do que se imagina, não são necessários muitas horas do relógio, basta entender as características da pele.
“O nosso clima favorece uma pele mais oleosa para homens e mulheres, porém os homens negligenciam mais esses cuidados diários que são de extrema importância para manter uma qualidade tecidual e a natureza saudável da pele. Por isso, a dica é sempre optar por produtos que atendam a essas necessidades específicas de cada tipo de pele, como filtros solares oil free, com textura mais seca, com ótima espalhabilidade e capaz de controlar a oleosidade. Já se sua pele é seca, a melhor opção é um protetor em creme, mais fluido. Não pode ficar sem proteção, mas é válido respeitar os horários antes das 10h e após as 16h pra exposição ao sol e garantir vitalidade com a síntese de Vitamina D”, explica Renata Maia, fisioterapeuta em dermato funcional.
Vale lembrar que o cuidado ajuda na prevenção contra o câncer da pele. No entanto, muitas pessoas não têm esse hábito. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde revelou que apenas 37,2% dos homens se preocupam em usar o protetor solar. Outro fator que contribui para o alto índice de mortalidade masculina devido ao câncer da pele é que os homens se expõe ao sol com mais frequência, por lazer ou atividade profissional.
“Cuidar da pele desde cedo é fundamental e garante uma pele madura rejuvenescida. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda a aplicação do filtro solar diariamente a cada duas horas, para prevenir o câncer da pele”, ressalta.
Embora os sinais de envelhecimento apareçam mais tarde na pele masculina, as rugas estão entre as principais preocupações dos homens. Para contornar esse problema, alguns produtos, como os que contém Vitamina C em sua formulação, podem ser grandes aliados da pele masculina.
“A Vitamina C reforça as defesas antioxidantes da pele ao mesmo que estimula a síntese de colágeno e previne o envelhecimento prematuro. O uso deve ser diário junto com o protetor solar, para potencializar a prevenção de rugas e linhas de expressão, manter a pele protegida, saudável e com aspecto natural”, destaca Renata Maia.