Reitor da UFBA recebe manifestantes a favor da inclusão de gênero e sexualidade no Plano Estadual de Educação; participe

Notícias
1 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

Reprodução/Facebook

O reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles, receberá, nesta segunda (2), às 14h, pesquisadores/as e militantes para manifestar seu apoio à inclusão de temas da diversidade sexual e de gênero no Plano Estadual de Educação, previsto para ser votado pela Assembleia Legislativa na próxima quarta.

A reunião deverá contar com a participação de pesquisadores/as e gestores/as da UFBA e de outras universidades sediadas na Bahia, além de militantes de Salvador. Todos/as estarão à disposição para falar sobre a importância do Plano Estadual de Educação contemplar os temas relativos à diversidade sexual e de gênero.

A UFBA tem se posicionado firmemente na defesa dos segmentos da população atingidos por discriminações étnicas, de gênero ou de orientação sexual, além, de como instituição de pesquisa, ter incentivado pesquisas que levem ao conhecimento e à compreensão da temática, destacando-se nesse campo o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), o Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), o Bacharelado em Gênero e Diversidade e os grupos de pesquisa Cultura e Sexualidade e Miradas, vinculados ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

A reunião foi solicitada por integrantes da Frente pró-diversidade no Plano Estadual de Educação, criada no último dia 25 de maio para congregar organizações e pessoas que pesquisam e ou militam em torno dos temas da diversidade. No sábado, a Frente já contava com a adesão de 50 organizações na página do Facebook .

O Plano, enviado pelo governador Rui Costa para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, recebeu propostas de modificações para retirar qualquer referência sobre gênero e sexualidade na futura lei que norteará as políticas educacionais dos próximos 10 anos.

O que: reunião do reitor da UFBA com pesquisadores e militantes da área de diversidade sexual e de gênero

Quando: segunda, dia 2 de maio, às 14h

Onde: Reitoria – Canela