Rede supermercadista valoriza a diversidade e inclusão em sua equipe

Comportamento, Social
1 de julho de 2020
por Genilson Coutinho

Há seis meses desempregado, anos Brendo Christian Santos, 21, se candidatou a uma vaga na rede supermercadista GBarbosa pelo site Vagas.com. Era final de março, início da pandemia pelo novo coronavírus. “Estava bem preocupado, achando que seria difícil conseguir um novo emprego”, conta. Com o dinheiro do transporte de ida, ele foi à entrevista, conseguiu a passagem de volta para casa e ainda um emprego de operador de caixa, na loja de Pau da Lima.

Brendo tem uma história de transformações, lutas e conquistas. A primeira batalha foi de autoaceitação. O corpo, a puberdade e com elas as mudanças que o incomodavam. Desde os 12 anos, ele já se sentia homem e decidiu começar sua busca pelo autoconhecimento, aceitação e sua transformação. “Um amigo me explicou o processo de transição”. Aos 18 anos, ele começou a tomar hormônios com o acompanhamento de um endocrinologista para alterar o corpo. “Nesse processo, é fundamental a ajuda de um psicólogo, pois é uma mudança física e mental”, alerta.

Em empregos anteriores, ele passou por situações desconfortáveis, e decidiu levar informações para outras pessoas, dividir sua história e acolher quem precisa desse apoio. Brendo tem canal no YouTube sobre os seus relatos, dúvidas e para dar dicas e orientações. “Acredito que a minha história é semelhante à de muitos adolescentes que precisam de informação e acolhimento. Eu estou ainda no processo de transformação e o próximo passo será a mastectomia (retirada dos seios). Venho economizando para isso e com o novo trabalho esse sonho está mais próximo”, revela. 

No trabalho atual, a transexualidade não interfere em nada no tratamento e no respeito entre os colegas. “Para mim são claras a relação profissional e a possibilidade de desenvolvimento na carreira. Tenho confiança que posso crescer profissionalmente na rede, que tem uma Política de Diversidade & Inclusão e está de porta abertas para outros homens e mulheres trans”, declarou.

Política de Diversidade & Inclusão – A Cencosud Brasil, 3ª maior supermercadista do país, segundo Ranking Abras 2020, conta com uma política de Diversidade & Inclusão para todas as suas bandeiras. De acordo com a gerente de Recursos Humanos das bandeiras GBarbosa, Perini e Mercantil, Auda Farias, “contar com uma equipe diversa propicia a construção de um ambiente com colaboradores que entendem melhor os clientes e suas necessidades, sendo um reflexo da sociedade, além de contribuir para o crescimento profissional e pessoal de cada um”, pontua.

A empresa capacita os colaboradores sobre o tema via plataforma e-learning sobre diversidade e inclusão. Além disso, seu Código de Ética reforça as normas de procedimento do grupo e repudia a discriminação em qualquer circunstância. “Queremos um time integrado, comprometido e que promova um ambiente saudável e positivo para trabalhar. Valorizar nossos colaboradores é valorizar nossa empresa”, conclui Auda.

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.