Rapel, passeio no Dique e shows: o Revezamento da Tocha em Salvador

Serviços
24 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

A cidade de Salvador receberá, no dia 24 deste mês, o Revezamento da Tocha Olímpica, que passará por diversos pontos turísticos e será carregada por atletas, ex-atletas e cidadãos comuns. Nesta quinta-feira, o prefeito ACM Neto divulgou, em entrevista coletiva, todo o percurso e a grade de atrações, que conta com apresentações musicais, entre elas shows de Thiaguinho, Jota Quest e Jammil, além de uma descida de rapel e um passeio na lagoa do Dique do Tororó.
A Tocha percorrerá um caminho de 35 km de extensão, passando pelas mãos de 153 condutores. O início do percurso, marcado para 10h30 (horário de Brasília), será no Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, tudo ao som da banda de percussão Olodum.
Ainda no Pelourinho, o Revezamento segue para Terreiro de Jesus, Praça Municipal e depois desce o Elevador Lacerda de rapel até a cidade baixa. O próximo ponto é o tradicional Mercado Modelo, seguindo para as Avenidas Miguel Calmon e Jequitaia e Largo dos Mares. O comboio então segue para Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Avenida Luiz Tarquínio, Largo da Boa Viagem, Monte Serrat, até chegar na Colina Sagrada, na Igreja do Senhor do Bonfim. Durante todo esse percurso, que compreende o primeiro trecho da rota, os soteropolitanos poderão acompanhar diversas apresentações musicais.
O segundo trecho compreende a região da Orla da capital baiana e tem início previsto para 14h. A Tocha sai da Avenida Paralela e vai em direção às Avenidas Orlando Gomes, Otávio Mangabeira e encerra o percurso na Avenida Manoel Dias da Silva, na altura da Rua Espírito Santo.
O terceiro e último trecho, com início previsto para 18h, une dois dos principais cartões postais da cidade: Dique do Tororó e Farol da Barra. No Dique, a Tocha segue pela Avenida Presidente Costa e Silva e faz sua primeira parada na quadra do Apaxes, tradicional bloco carnavalesco soteropolitano.
Um dos momentos mais esperados da celebração acontece ainda no Dique do Tororó, quando um dos condutores vai atravessar a lagoa artificial em um Single Skiff (barco utilizado em competições de remo), navegando entre os as esculturas que homenageiam os orixás.

Na parte final do roteiro, a Tocha segue em direção à Praça Mangabeira, Avenida Centenário, sobe o Morro do Cristo, passa pela Avenida Oceânica e chega, enfim, ao Farol da Barra, último ponto do Revezamento. Ali, acontecerá o acendimento da Pira, que vai durar cerca de 30 minutos. Para encerrar o dia histórico, o público de Salvador vai acompanhar shows do cantor Thiaguinho e das bandas Jota Quest e Jammil, além de apresentação de DJs.

Confira todas as atrações do Revezamento da Tocha:
Banda Olodum
Banda Didá
Roda de Capoeira
Trio Nordestino
Orquestra de Pandeiros
Orquestra do maestro Fred Dantas
Rixô Elétrico
Filhos de Gandhy
Banda Quabales
Minitrio Garampiola
Bateria de bloco carnavalesco Apaxes
Coreto Elétrico
Thiaguinho
Jota Quest
Jammil
Djs