No Circuito

Rainha Loulou realiza oficina gratuita ‘Como montar a sua drag’ no Centro Técnico do TCA

Genilson Coutinho,
30/08/2023 | 12h08
Foto: Ricardo Santiago

Em setembro, terceiro mês da série de oficinas formativas e gratuitas de celebração de seus 35 anos de fundação, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) promove mais duas turmas: “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, no dia 5 (terça-feira), das 14h às 17h, e “Processo criativo em cenografia”, com Zuarte Jr., no dia 21 (quinta-feira), também das 14h às 17h. As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo,o setor dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). OCentro Técnicotambém fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

Como montar a sua drag– Com 30 vagas, a oficina oferece uma jornada imersiva no universo da arte dragqueen. O objetivo é proporcionar uma experiência inicial e envolvente para pessoas interessadas em ingressar neste mundo, explorando os fundamentos da criação de uma persona drag única e abordando aspectos essenciais como figurino, maquiagem, perucas e desenvolvimento de personagem.

Rainha Loulou é uma das mais importantes dragqueens atuantes em Salvador, vivida por Luiz Santana, figurinista, aderecista, maquiador e ator. Atua em teatro, cinema e entretenimento desde o ano 2000, com uma grande lista de criações, projetos e prêmios.

Foto: Divulgação/ Secult

Processo criativo em cenografia– Para abordar aspectos envolvidos nos processos criativos concernentes à cenografia, o cenógrafo Zuarte Jr. propõe a 15 participantes alguns exercícios com supostas trilhas para transposição cenográfica e exemplos históricos, abarcando questões contemporâneas e poéticas visuais da cena.

Zuarte Jr. éartista plástico, cenógrafo e figurinista há mais de 35 anos. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, atuou em dezenas de montagens de artistas e grupos da Bahia e recebeu variados prêmios pelas suas criações. Ministra oficinas de investigação da criatividade, direção de arte, cenografia, figurinos e poesia.

OFICINAS FORMATIVAS – CENTRO TÉCNICO 35 ANOS

= Como montar a sua drag

Com: Rainha Loulou

Quando:5 de setembro de 2023 (terça-feira), 14h às 17h

Número de vagas:30

= Processo criativo em cenografia

Com:Zuarte Jr.

Quando:21 de setembro de 2023 (quinta-feira), 14h às 17h

Número de vagas:15

Onde: Centro Técnico do Teatro Castro Alves

Inscrições gratuitas em:www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico