Raid das Moças está de volta aos palcos

Sem categoria
22 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

Um dos grupos mais intrigantes e provocativos da década de 90 volta a Salvador com novo espetáculo

 

Na década de 1990 elas conquistaram público e críticos brasileiros com sua performance cênico-musical, trazendo humor, crítica alegre, caricatura redutiva e ferina, identificando-se com o estado de espírito do brasileiro. Agora, o Raid das Moças volta à ativa com um novo espetáculo, “Cultura da Depressão”, que estréia no dia 03.12, na Varanda do Teatro Sesi, Rio Vermelho, em Salvador. A temporada de 08 shows acontece até fevereiro de 2012, sempre às 22h.

Formado pelas cantoras e performers Cláudia Sisan e Marilda Santanna, da primeira formação, o Raid recebe agora a atriz Kátia Leal. No repertório, clássicos da música brega como “Como uma deusa”, e “Porque brigamos”, chegando à nova geração de pérolas como “Feito capim” e “Chora me liga”. O show tem a marca registrada do grupo: humor e subversão.

Cultura da Depressão – Dirigido por Djalma Thürler, o espetáculo é inspirado no ensaio de Renato Ortiz “O popular e o nacional / Do popular nacional ao internacional popular”: uma espécie de produção cultural brasileira que, a partir de 1969, declararia espúria ou careta a esfera do político e mesclaria a um culto modernoso do nonsense, a um repúdio à pontilhação racional do discurso, a ênfase no sujeito “alienado”, que busca na música, no misticismo ou na psicanálise, a forma de expressar sua individualidade.

O show é dividido em um Prólogo e 5 blocos: 1) Fossa – Todos acham que eu bebo demais; 2) Ações afirmativas – O subalterno pode falar; 3) A intertextualidade e a reelaboração paródica do passado musical; 4) Te perdôo por me traíres; 5) A nova geração. Sem pretender se levar muito a sério, a apresentação é tão desmemoriada e imediatista que as cenas parecem flutuar no espaço. Tudo é feito para ser imediatamente esquecido, o espaço deve ser ocupado incessante e indefinidamente por um novo número.

Entre uma dor de cotovelo e a volta por cima, Marilda, Cláudia e Katia se esmeram em elaborar pequenos truques e achados, jogos de palavras e muita boa piada.

SERVIÇO

Raid das moças em “Cultura da Depressão”, com Claudia Sisan, Katia Leal e Marilda Santanna

Roteiro e Direção: Djalma Thürler

Estreia: 03.12

Horário: 22h

Preços: R$ 20,00

Local: Varanda do Teatro Sesi – Rua Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho

Direção de Movimentos: Duda Woyda

Produção: Duda Woyda e Tuca Moraes