Quinta edição da Periódicus será lançada neste sábado (16), em Salvador

Notícias
14 de julho de 2016
por Genilson Coutinho

A quinta edição da Periódicus, revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades, do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), será lançada neste  sábado (16), às 18h30, no auditório 2 do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia.

O lançamento ocorrerá durante a mesa redonda CUS produzem conhecimentos? Dez anos de grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade na UFBA, proposta por Leandro Colling e Ramon Fontes no Congresso de 70 anos da UFBA. A Periódicus é uma revista online que pode ser acessada aqui.

A quinta edição conta com um dossiê sobre transidentidades e suas relações com a psicanálise e a psicologia, organizado por Patricia Porchat, professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (campus Bauru), e Thamy Ayouch, professor da Universidade de Lille 3.

O dossiê conta com 17 textos de ativistas e/ou psicólogos e psicanalistas. Esses textos foram selecionados dos 29 trabalhos enviados ao dossiê. Além disso, a revista publica seis textos em sua sessão livre, o que totaliza 362 páginas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. A revista ainda não foi avaliada pelo sistema Qualis Capes mas mesmo assim tem recebido um impressionante número de excelentes artigos, o que mostra que faltava no Brasil uma publicação como a Periódicus”, comemora Colling, que edita a revista junto com Carlos Henrique Lucas.

Textos para o dossiê da sexta edição da Periódicus, intitulado Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados, organizado pelos pesquisadores João Manuel de Oliveira (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Tiago Sant´Ana (UFBA), podem ser enviados até o dia 11 de setembro. Confira a chamada completa aqui.