QUARTAS BAIANAS EXIBE FILMES DE DIRETORES BAIANOS PREMIADOS EM GRAMADO 2012

Sem categoria
12 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho

O Projeto Quartas Baianas, realizado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV/ABD-BA) e Diretoria de Audiovisual (DIMAS / FUNCEB / SECULT), traz uma programação super especial para o mês de setembro.
Dia 12 – Começamos com dois olhares diferenciados para o sertão baiano, com dois curtas: Lindeiras e Sala de Milagres.Lindeiras, que tem direção de Bruno Saphira e Tenille Bezerra, é um filme que trata do sertão, histórico e também mítico, que aos poucos perde espaço e se desfaz. O nome Lindeiras é a designação utilizada décadas atrás para as cidades situadas às margens das linhas de trem. É através desse percurso, por trilhos enferrujados e esquecidos, que a equipe faz uma viagem ao interior do sertão baiano, de Alagoinhas à Juazeiro, olhando com cuidado as paisagens e pessoas que compõem esse universo.
Sala de Milagres, com direção de Claudio Marques e Marília Hughes, retrata um dia e uma noite na romaria de Bom Jesus da Lapa.
Dia 19, o projeto faz uma homenagem ao cineasta Roberto Pires no seu mês de nascimento. Pires foi o inventor da lente anafórmica Igluscope (semelhante a Cinemascope, que não havia no Brasil), e fez o primeiro longa-metragem baiano, Redenção (1959). Na programação do dia, será exibindo um curta pouco conhecido do público baiano, A volta de Chico Candango, e um de seus longas, Tocaia no Asfalto, que atualmente encontra-se em fase de restauração.
Dia 29, o Quartas Baianas terá uma edição especial, num sábado, finalizando a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, exibindo os dois filmes de diretores baianos premiados no 40º Festival de Cinema de Gramado, Menino do 5 e A Mão que Afaga (embora com produção paulista, a diretora é baiana).
Menino do 5 foi o grande vencedor do 40º Festival de Cinema de Gramado, levando seis prêmios: Melhor Filme, Roteiro, Ator, Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, Prêmio do Júri da Crítica e Prêmio Canal Brasil. A Mão que Afaga, da baiana Gabriela Amaral Almeida, com produção paulista, levou o Prêmio Especial do Júri.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de setembro
19h
Lindeiras
Convidados: Diretores – Bruno Saphira e Tenille Bezerra

Sala de Milagres
Convidados: Diretores- Claudio Marques e Marília Hughes
Dia 19 de setembro
19h
Homenagem a Roberto Pires
Curta: A volta de Chico Candango
Longa: Tocaia no Asfalto
Convidados: Laura Pires e Raimundo Mendonça
Dia 26 de setembro
19h
Quartas Baianas Especial
Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia
Menino do 5
Prêmio de de Melhor Filme, Roteiro, Ator, Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, Prêmio do Júri da Crítica e Prêmio Canal Brasil no 40º Festival de Cinema de Gramado.
Convidados: Diretores – Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira
A Mão que Afaga
Prêmio Especial do Júri no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidada: Diretora – Gabriela Amaral Almeida