Qualifica Bahia abre curso para GLBT + veja como participar

Notícias
27 de agosto de 2019
por Genilson Coutinho

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) inicia, no dia 02 de setembro, cursos gratuitos de Cabeleireiro e Corte e Costura para a população LGBT. As formações integram o Programa Qualifica Bahia e serão realizadas na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador.

A ação foi motivada por pesquisas que apontam que esses grupos têm mais dificuldades para conseguir empregos que pessoas cisgêneras e heterossexuais. Dados coletados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e Agenda Bahia do Trabalho Decente/Setre revelam que 33% das empresas evitam a contratação de LGBTs.

“O objetivo do Governo do Estado é contribuir para que as oportunidades profissionais cheguem ao maior número de baianos, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de gênero e orientação sexual. A qualificação profissional é fundamental para que grupos mais vulneráveis tenham mais chances de acessar o mercado de trabalho”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Cada um dos cursos conta com carga horária de 200h, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos. No total, 40 pessoas serão beneficiadas pelo programa, que é desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

O que é LGBT?
Todas as vagas disponibilizadas pelo Qualifica Bahia são disponibilizadas para um grupo específico de pessoas conhecido como LGBT, ou seja, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, totalmente exclusivo para profissionais com estas opções sexuais que desejam conseguir uma oportunidade de estudo.

Os cursos que são oferecidos pela Qualifica Bahia e pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos são referentes às áreas comumente trabalhadas pelos profissionais brasileiros, exatamente oferecendo uma possibilidade de igualdade entre todas as opções sexuais.
Motivo da criação
O curso, além de promover a igualdade entre os povos, foi criado com uma finalidade especial, sendo que a mesma foi para comemorar e integrar mais uma atividade dentre as ações que são realizadas para festejar o Dia da Visibilidade Lésbica, sendo que esta festa ocorre no dia 29 de agosto.

Sobre o curso
Com o auxílio da Qualifica Bahia, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos conseguiu criar e promover cursos para todo o público que enquadra-se na denominação LGBT, especialmente para as pessoas que possuem opções sexuais diferenciadas.

Os cursos são distribuídos para áreas como auxiliar administrativo e de recepção e hotelaria com espanhol, disponibilizando todos os aprendizados e ensinos necessários para que, futuramente, os estudantes possam realmente atuar na área de trabalho em questão, demonstrando suas habilidades e conhecimentos gerais que são oferecidos por professores especialistas.

Todos os interessados possuirão somente dois dias para realizar o cadastramento, sendo que os formulários enviados somente serão aceitos no dia 27 ou 28 de agosto, um dia antes do Dia da Visibilidade Lésbica.

O início das aulas está previsto para ocorrer já no dia 03 de setembro, englobando tanto as áreas oferecidas e citadas acima, assim como disciplinas como cidadania e direitos humanos para que o público interessado também conheça seus direitos e deveres perante à sociedade, conseguindo estabelecer uma convivência cada vez melhor como o esperado pelos divulgadores.
Para participar dos cursos do Qualifica Bahia LGBT é preciso cumprir os seguintes pré- requisitos:
• Idade acima de 18 anos
• Estar desempregado
• Ter ensino Fundamental completo

Para a inscrição precisamos dos seguintes documentos:
•Xerox Rg
•Xerox CPF
•Xerox do comprovante de residência
• NIS ou PIS/PASEP
(As cópias dos documentos devem ser entregues na Biblioteca Central em horário e dia a ser divulgado ou escaneado por email para ona.cavalcanti@setre.ba.gov.br)

As aulas acontecem de segunda a sexta, sendo pela manhã o curso de Cabeleireiro e pela tarde o curso de Corte e Costura. Ambos serão ministrados na Biblioteca Pública da Bahia, que fica nos Barris-Centro, de Salvador.
No curso é garantido o transporte e alimentação dos educandos, o curso tem duração total de 200h.