Notícias

Publicações da SJDHDS reforçam os direitos da população LGBTQIA+; confira

Genilson Coutinho,
28/06/2021 | 15h06

Reforçando a luta e combate contra o preconceito, o Governo da Bahia faz um esforço contínuo na promoção de políticas públicas destinadas à população LGBTQIA+. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) tem intensificado ações de educação e conscientização da sociedade sobre a importância do respeito, da garantia de direitos e da igualdade. São palestras, cursos, campanhas, guias e cartilhas que visam a construção de uma sociedade mais respeitosa, plural e inclusiva. 

Além disso, a SJDHDS também produz materiais de orientação para o público LGBT, a exemplo do “Guia Prático Online: Adequação de Nome e Gênero” e da cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?”, ambos lançados recentemente e disponíveis no site da secretaria. 

O Guia Prático Online foi uma iniciativa do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), vinculado à SJDHDS, e é destinado a transexuais e travestis – que buscam a mudança do nome social, nele constam orientações, desde a retirada das certidões nos cartórios aptos para a realização da mudança aos detalhes necessários para a solicitação do documento. 

Já a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?” conta com orientações e instruções para pessoas LGBTQIA+ que sofreram agressões LGBTfóbicas. Nela, cidadãos e cidadãs tem acesso a informações sobre os tipos de violências e violações de direitos sofridas pela população LGBTQIA+, além de contatos e informações da rede de proteção que pode ser acionada.