Projeto Transcender abre inscrições para curso preparatório para o ENEM à transexuais e travestis

Notícias
15 de setembro de 2020
por Genilson Coutinho

Entre várias iniciativas para a promoção da cidadania e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, o professor e Mestre em História, Jacson Caldas, idealiza o projeto Transcender, que tem o objetivo de “possibilitar transexuais e travestis a concorrer pela busca do acesso ao ensino superior em diversas instituições no Brasil, a partir da aquisição de conhecimentos científicos necessários e noções de democracia, cidadania e direito”.

A exclusão familiar e o preconceito provocam desde cedo a evasão escolar, principalmente para o grupo em questão, assim afirma Luma Nogueira de Andrade, primeira transexual a concluir um doutorado na rede pública do Brasil, “a escola não foi pensada para todas as pessoas, e sim para quem se enquadra nos padrões hegemônicos de uma sociedade elitista e conservadora”.
Um cenário devastador que revela o quanto as pessoas trans e travestis sofrem com a violência e com a exclusão social, colocando-as em situação de maior vulnerabilidade social ao negá-las o acesso a direitos sociais básicos, como a educação, a saúde e o trabalho.
O curso preparatório para possibilitar o acesso as instituições de ensino superior, já está com a sua equipe voluntária de professores montada e conta também com o apoio de vários profissionais, como assistente social, pedagoga e psicóloga.
As inscrições estão abertas e são gratuitas, os interessados podem procurar orientações e realizá-las através do WhatsApp 75991899311. (Falar com Jacson Caldas)
São disponibilizadas 50 vagas para estudantes transexuais e travestis de todo o Brasil.
As aulas são inteiramente gratuitas e realizadas na modalidade a distância, através do uso do aplicativo Google Meet (pode fazer o download gratuito pela Google Play).

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.