Projeto Todos Verão Pelô recebe samba de D’Ju e Cabeça de Nós Todos

Sem categoria
19 de janeiro de 2012
por Genilson Coutinho

Nesta quinta-feira (19.01), às 19h, na praça Tereza Batista, será lançado o projeto Todos Verão Pelô, que durante um mês irá agitar o Centro Histórico com uma programação diversificada que inclui música e apresentações de manifestações culturais. O lançamento acontece com um show das bandas Samba D’ Jú e Cabeça de Nós Todos, tendo como convidados Marcia Short, Buk Jones, Ana Mametto, Cândida Borges.

Antes do show será realizada uma reprodução da Lavagem de Irará, conceituada e tradicional manifestação cultural do sertão, cidade onde nasceu e se criou o multiartista Tom Zé. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Diretoria de Museus (Dimus). A realização é da Expo Eventos, com patrocínio da AMBEV através do Fazcultura. Toda a programação é gratuita, com exceção do show de abertura.

O Todos Verão Pelô acontece de 19 de janeiro a 12 de fevereiro e trará outras manifestações artísticas para desfilar às quintas-feiras pelas ruas do Pelourinho, como a Zabiapunga de Cairu; as caretas, mascarados e cabeçorras da cidade de Maragojipe e o Samba de Roda de Serrinha. “O objetivo principal do projeto é trazer um pouco da diversidade cultural da Bahia para as ruas do Pelourinho”, explica André Reis, produtor executivo do projeto. Reis também fala da importância do incentivo. “De forma democrática, o Fazcultura torna possível a realizações de ações como essa que ajudam a dar visibilidade a ações culturais que acontecem fora de Salvador”, avalia.

A diretora do CCPI, Arany Santana acredita que o Pelourinho deve ter uma programação cultural ampla que contemple a diversidade, como é o caso deste projeto. A Rua das Laranjeiras vai virar palco para apresentações musicais de diferentes estilos como chorinho, jazz e reggae. Entre os artistas que vão se apresentar estão Dão, Soraya Aboim e Banda Vila. Os shows acontecem sempre as sextas-feiras, a partir das 19h. Aos sábados, bares e restaurantes do Pelourinho receberão uma visita inesperada de atores do teatro de rua acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo.

O projeto contempla, ainda, uma programação específica para as crianças, com o desenvolvimento de atividades infantis diversas, incluindo a utilização de brinquedos eletrônicos. Estas ações acontecerão sempre aos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Solar Ferrão. O IPAC apóia a iniciativa cedendo o Centro Cultural Ferrão, instalado no famoso Solar originário do início do século XVII e tombado desde 1938 pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Nacional por sua importância arquitetônico-histórica. “É fundamental que as antigas construções possam ser visitadas e usufruídas plenamente de maneira segura, pela população, salvaguardando a memória e difundindo a história e os patrimônios culturais”, afirma o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.

Além da parte artística, o projeto prevê a instalação de dezenas de totens em bares, restaurantes e museus do Centro Histórico. Os totens serão bilíngües – português e inglês – e conterão informações sobre o projeto e a programação completa do evento. “Esse é o grande diferencial do projeto, perceber o Centro Histórico como um todo, interligando os diversos espaços culturais, de lazer e gastronômicos que se encontram nessa importante área da cidade, e informar tudo aos frequentadores soteropolitanos e turistas”, afirma André Reis.

Serviço:

O que: show de lançamento do projeto Todos Verão Pelô

Quem: apresentações da banda Samba D’Ju e Cabeça de Nós Todos

Convidados: Marcia Short, Buk Jones, Ana Mametto e Cândida Borges.

Quando: dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 19h.

Onde: praça Tereza Batista

Ingresso: R$5,00, show de abertura. As demais atrações são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO TODOS VERÃO PELÔ

PROGRAMAÇÃO INFANTIL:

O Solar Ferrão será cenário do contemporâneo com o tradicional e sediará durante dois dias a programação dos jogos eletrônicos mais modernos que temos no mercado.

21/01 – Jogos eletrônicos (14h às 18h);

28/01 – Jogos eletrônicos (14h às 18h);

ÀS QUINTAS-FEIRAS – O PELÔ CONVIDA:

O Pelourinho receberá como convidados para fazer a folia em suas ruas, as manifestações culturais de municípios do interior no por do sol.

19/01 – IRARÁ  – Baianas e Charanga animarão o Pelô;

26/01 – CAIRU – Zabiapungas, Chegança e Reizado farão sua festa;

02/02 – MARAGOJIPE – Caretas, mascarados e cabeçorras mostraram todo seu colorido;

09/02 – SERRINHA – Filarmônica e Samba de Roda e Repentistas que demonstrarão sua tradição.

ÀS SEXTAS-FEIRAS – MÚSICA NA RUA:

A Rua das Laranjeiras será o palco onde será apresentada a diversidade da música baiana a partir das 19h.

20/01 – DÃO (música black) e BEATRIZ (jazz, soul e pop)

27/01 – BANDA VILA (reggae com pop) e STACIE AAMON (blues)

03/02 – SORAYA ABOIM (MPB) e ANA CLÍCIA (samba e chorinho)

10/02 – GEL NEGROMONTE (MPB) e KUQUE MALINO (MPB)

AOS SÁBADOS – INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:

Bares e Restaurantes do Pelourinho receberão uma visita inesperada de atores do teatro de rua acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo. (17:00h às 19:00h)

21/01 – Banda de Sopro e atores;

28/01 – Banda de Sopro e atores;

04/02 – Banda de Sopro e atores;

11/02 – Banda de Sopro e atores;

02/03 – Banda de Sopro e atores.

ENCERRAMENTO

02/03 – Grande Show na Praça Pedro Arcanjo com atores transformistas e a Cantora Mariene de Castro – a partir das 20h.