Projeto terá encontros semanais para discutir temas de gênero e sexualidade

Comportamento, Social
29 de abril de 2015
por Genilson Coutinho

testa

Para ampliar as discussões a respeito das questões de gênero e sexualidade em 2015, o grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade da UFBA (CuS) vai promover encontros semanais gratuitos. O projeto, batizados de “Abrindo o Cus”, acontecerá todas as terças-feiras, das 16h30 às 19h, na sala 205 do PAF-5 (UFBA).

Neste primeiro semestre de projeto o grupo abordará as questões iniciais do pensamento queer e pensará também sobre as intersecções entre as temáticas de gênero/sexualidade e as temáticas contemporâneas. O primeiro encontro aconteceu no dia 28/04.

As reuniões serão abertas ao público. Para participar, basta se inscrever através do e-mail abrindoocus@gmail.com, iformando no corpo do e-mail o nome, a idade, o nome da instituição à qual está vinculado (universidade, escola, movimento social, etc.) e, em poucas linhas, descrever suas expectativas com os encontros.

Confira abaixo o cronograma de encontros do primeiro semestre:

12/05 – “Multidões queer”, do Paul B. Preciado.
Link para o texto:http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n1/a02v19n1.pdf

26/05 – Os capítulos “Viajantes pós-modernos” e “Marcas do corpo, marcas de poder”, do livro Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e Teoria Queer, da Guacira Lopes Louro.
Link para o texto: http://pt.scribd.com/doc/166076717/3-Livro-Um-Corpo-Estranho-Guacira-Lopes-Louro#scribd

09/06 – “Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre pós-colonialismos, feminismos e estudos queer”, Larissa Pelúcio.
Link para o texto:http://www.pucminas.br/gpfem/documentos/genero-estudos-poscoloniais.pdf