Projeto Teatro Na Estrada apresenta Espetáculo em Salvador

No Circuito, Teatro
29 de outubro de 2020
por Genilson Coutinho
Foto: divulgação

Uma série de espetáculos gratuitos estão agendados para todo o país, em uma iniciativa do projeto Teatro Na Estrada, que irá viabilizar apresentações de aproximadamente 50 espetáculos em 15 cidades brasileiras, em teatros ou drive-ins, facilitando o acesso do público à produções artísticas, a partir de articulações com ONGs, associações e grupos sociais, a fim de prestigiar e valorizar os trabalhos de artistas nacionais, proporcionando diálogos e troca de experiências, essenciais ao desenvolvimento cultural.

Em Salvador, o #ComproVendoTrocoAMOR do multiartista Luiz Antônio Sena Jr foi o escolhido para fazer parte do projeto que é uma realização da Raia Produções através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da XP Investimentos, com apoio institucional do Goethe-Institut Salvador, em única apresentação dia 06 de Novembro, às 18h, no Pátio do Goethe-Institut, espaço que está apto para atender a todos os protocolos de segurança, como tapetes sanitizantes, equipe para controle de temperatura na entrada, profissionais trabalhando com máscaras, sanitização de todos os ambientes, distribuição de álcool em gel e controle de entrada e saída nos banheiros para que se respeite o distanciamento e quantidade segura de usuários.

SOBRE O ESPETÁCULO

Artista da cena, produtor, pai, cantante, movido pelo amor. É assim que Luiz Antônio Pereira Jr se define encontrando no amor aquilo que o move no tempo. O espetáculo-documento #ComproVendoTrocoAMOR, que vem sendo gestado há pelo menos 05 anos, é na verdade um espetáculo documentário musical que trata da homoafetividade partindo da biografia do artista que em cena partilha suas memórias, interpreta personagens criados a partir de suas relações, recita poemas e canta. Acompanhado dos músicos Anderson Danttas, Filipe Mimoso, Ridson Reis e Roquildes Junior, e sob a direção de Marcus Lobo, os afetos são mercados num jogo de interação com o público.

O amor como um produto que abastece a fome dos amantes. É a partir dessa metáfora que o artista expõe suas narrativas afetivas e afirmativas, trazendo depoimentos de ex-namorados, paqueras, “crushs”, até amigos e familiares. Tudo é colocado para compra, venda e troca – marcadores de pontos de vista que compõem a obra de ficção-biográfica, num misto de teatro, performance e música. Na fronteira de interação com o público, que é convidado a rememorar seus amores, esse mercado do amor é atravessado por canções e questionamentos evocados por fragmentos pessoais escritos em cartas, mensagens de whatsapp, depoimentos em vídeo e encontros de corpos e afetos transitando entre músicas autorais e composições da música popular brasileira que evidenciam o amor.

Costurando a narrativa, Luiz perpassa por diversos ritmos e canções já conhecidas do público nas vozes Gal Costa, Milton Nascimento, Geraldo Azevedo, Djavan e Alcione que ganham outras estéticas e sonoridade como “Palavras ao Vento”, “Dia Branco” e “Um Amor Puro” recitadas sob a batida clássica do drum bass. Os destaques ficam com as versões de “Não Aprendi Dizer Adeus” de Zezé di Camargo e Luciano que surpreende o público com sua versão Folk com guitarras elétricas e o já o conhecido samba-reggae do Olodum “Deusa do Amor” que vira um acústico minimalista com efeitos de percussão,  enquanto “Felicidade” de Mahmund anima a plateia com uma mistura de Techno House com Funk Viber. Outros nomes da cena mais contemporânea a exemplo de Silva, Lagum, Liniker e 5 a Seco também são revisitados no musical, que apresenta ainda três inéditas que surgiram durante o processo de montagem da obra: “Garotos e Garotas”, uma composição de Roquildes Junior, “Namora Eu” e “Ei, Moço”, criações do próprio artista.

SOBRE O PROJETO TEATRO NA ESTRADA

O Teatro Na Estrada valoriza e estimula a produção de grupos e artistas da cena teatral contemporânea e amplia as oportunidades de circulação destes bens culturais. A programação, que preza pela diversidade de gêneros e estilos, atenderá públicos de cidades das diversas regiões do país. Além de São Paulo (capital), as 49 peças que compõem o projeto irão passar pelas cidades de Campinas – SP, Barueri – SP, São José dos Campos – SP, Santo André – SP, Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG, Vitória – ES, Recife – PE, Salvador – BA, Fortaleza – CE, Brasília – DF, Goiânia – GO, Curitiba – PR e Porto Alegre – RS, entre outros.

SERVIÇO

Projeto Teatro Na Estrada

Espetáculo: #ComproVendoTrocoAMOR com Luiz Antônio Sena Jr

Data: 06 de Novembro

Horário: 18h

Local: Pátio do Goethe-Institut

Ingressos limitados disponíveis a partir de 01 de Novembro no sympla.com.br

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Atuação: Luiz Antônio Sena Jr.

Direção: Marcus Lobo

Músicos: Anderson Danttas, Filipe Mimoso, Ridson Reis e Roquildes Junior

Direção Musical: Roquildes Junior

Cenografia e Iluminação: Luiz Antônio Sena Jr. e Marcus Lobo

Figurino: Luiz Antônio Sena Jr. | EUZARIA

Vídeos: Giovani Ruffino e Marcus Lobo

Produção: DAGENTE Produções

Coordenação de Produção: Luiz Antônio Sena Jr.

Produção Executiva: Bergson Nunes

Assistência de Produção: Igor Nascimento e Silara Aguiar

Design Gráfico: Diego Moreno

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.