Projeto ‘Palco Giratório ’ inicia primeira etapa em Salvador; veja a programação

Sem categoria
25 de março de 2013
por Genilson Coutinho

Começa em Salvador no dia 3 de abril, a programação da primeira etapa do projeto Palco Giratório 2013, criado pelo Sesc há 16 anos para promover a difusão das artes cênicas brasileiras e a democratização do acesso à cultura nas diversas regiões do Brasil. O projeto segue até o dia 19, passando pelas cidades de Paulo Afonso, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista.

Na Bahia, Salvador sedia o projeto de 3 a 6 de abril com apresentações gratuitas do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Santa Catarina, que encena os espetáculos de rua Júlia, dias 4 e 5, na Praça da Sé, e Amor por Anexins,dia 6, na Arena do Teatro Sesc Pelourinho. A Oficina de Perna de Pau, que também faz parte da programação, será realizada dias 3, 4 e 5 na Arena do Teatro Sesc Pelourinho. Depois o projeto segue com a mesma programação para o interior do estado.

Lançado em São Paulo dia 14 de março, o projeto já consolidado no cenário cultural brasileiro, promove nesta 16ª edição 732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades do país. Este ano, 18 companhias originárias das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste foram selecionadas para participar com seus espetáculos e manifestações artísticas.

SINOPSES DOS ESPETÁCULOS

JÚLIA

Sinopse: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, na qual uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!

AMOR POR ANEXINS

Sinopse: Três atores, com figurinos de época e pernas de pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês fazendo uso de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contrarregragem cênica.

Oficina de Perna de Pau

A oficina tem como objetivo popularizar e compartilhar o aprendizado das técnicas de pernas de pau. Além de trabalhar a parte técnica, o grupo trabalha muito com a auto-estima e autoconfiança, rompendo ao longo do processo alguns medos que serão superados. A perna de pau torna-se uma extensão do próprio corpo, da base, uma nova maneira de perceber o que se encontra ao redor.

 GRUPO DE TEATRO CIRQUINHO DO REVIRADO

O grupo nasceu em 1997, quando Yonara Marques e Reveraldo Joaquim, resolveram dar uma guinada em suas vidas e mandaram confeccionar uma pequena lona de circo, para apresentar teatro de fantoches. O boneco mestre-de-cerimônias chamava-se Revirado. Daí o nome do grupo: Cirquinho do Revirado. As encenações eram, em sua maioria, clássicos da literatura infantil, contados a partir da lógica muito peculiar do Revirado. Em 2001, o grupo realizou a montagem das peças Amor por anexins e O sonho de Natanael, que deram repercussão nacional ao Cirquinho e o credenciaram a participar de vários festivais, editais, projetos de circulação e mostras importantes por todo Brasil, recebendo vários prêmios.

SERVIÇO

O quêJúlia

Quando: 4 e 5 de abril às 16h

Onde: Praça da Sé

GRATUITO

 

O quêAmor por Anexins

Quando: 6 de abril às 19h

Onde: Arena do Teatro Sesc Pelourinho

GRATUITO

 

O quê: Oficina de Perna de Pau

Quando: 3, 4 e 5 de abril  das 9 às 12h

Onde: Arena do Teatro Sesc Pelourinho

Preço: 15,00