Projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vence Desafio AMA

Serviços
22 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

A Sea Jr, empresa júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é a grande vencedora do Desafio AMA. O projeto de Aquaponia para organismos aquáticos e hortaliças para geração de renda em comunidades do semiárido receberá um aporte de R$ 30 mil para implementação.

O projeto utilizará a água proveniente dos poços financiados pela água AMA, água mineral da Ambev que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água no semiárido, e terá recirculação de água suficiente para a criação de peixes e para o cultivo de hortaliças. A horta será regada com a água utilizada pelos peixes, que contém nutrientes fertilizantes. O projeto será implementado na comunidade de Sítio Caiçara, em Jaguaruana, cidade a 187 km de Fortaleza (CE).

“Com o fácil acesso à água na comunidade atendida por AMA, o projeto da Sea Jr será possível e vai ajudar a gerar renda de forma sustentável e uma economia de subsistência para as famílias da região”, afirmou Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev. O sistema terá capacidade para produção de até 250 kg de peixe por tanque e de 3 mil mudas de hortaliças no espaço para hortas. Estima-se que o lucro com a venda dos alimentos possa chegar a R$4.500 por mês e o valor investido possa ser recuperado em até 7 meses.

“O sistema não exige reabastecimento constante de água, apenas a reposição da quantidade perdida naturalmente na evaporação, que é mínima”, explica Eduarda Tayná de Almeida, presidente da Sea Jr e estudante de Engenharia de Aquicultura da UFRN. “Estamos muito felizes com esta conquista! Esperamos que nosso trabalho ajude a trazer renda e desenvolvimento para região. Nosso projeto foi criado pensado em uma forma de desenvolvimento prático, sustentável e fácil de ser gerenciado”.

A segunda edição do Desafio AMA convocou 485 empresas juniores de todo o país a criarem soluções inovadoras para a geração de renda no semiárido, fáceis de serem replicadas em comunidades onde a AMA já está presente, como Jaguaruana, Aiuaba e Capistrano, no Ceará. O projeto vencedor foi anunciado no Encontro Nacional de Empresas Juniores 2017, o maior evento do Movimento Empresa Júnior brasileiro, realizado em Porto Seguro (BA).