Projeto Box Galeria chega ao bairro de Plataforma

Música, No Circuito
17 de agosto de 2015
por Genilson Coutinho

xisto

Em julho de 2015, Salvador virou sede de um projeto inovador. O Box Galeria faz circular pela cidade exposições itinerantes que acontecem dentro de contêineres, que se deslocam pelos bairros periféricos da capital. Considerando o baixo número de galerias de arte em Salvador, além do fato de elas estarem, em sua maioria, nas regiões mais centrais, o projeto busca não só a descentralização, mas a ampliação do acesso a novos artistas visuais.

A segunda exposição promovida pelo projeto tem sua abertura no dia 22 de agosto (sábado), às 17h, no bairro de Plataforma. O fotógrafo Ney Gomesapresenta a mostra “contrapartidas. Com fotografias em preto e branco e seus fortes contrastes, Gomes desvela – através das linhas do tempo e do trem – a sutileza da efemeridade da vida.

A mostra fica em cartaz até o dia 19 de setembro. Durante este mês, haverá quatro dias de visitas guiadas pelo artista Ney Gomes para alunos de escolas públicas do entorno e também para o público espontâneo. Também serão oferecidas duas oficinas (uma de técnicas mistas, e outra de desenho intuitivo) ministradas pelos curadores do projeto: os artistas Mario Britto e Dervanier Hembadoom e a museóloga Rita Sacramento.

Através de convocatória, cinco artistas foram convidados a expor nas galerias móveis. Dentro do projeto, cinco exposições ficarão abertas à visitação pública durante um mês. Os bairros que recebem a galeria são Cajazeiras, Plataforma, Cabula, Ribeira e Liberdade, onde também acontecerão oficinas promovidas pelos artistas curadores, além de visitas guiadas pelos artistas em exposição.

SERVIÇO

Box Galeria | Exposição #2 Plataforma

Ney Gomes | “contrapartida

Abertura: 22 de agosto de 2015 (sábado)

Período de visitação: de 23 de agosto a 19 de setembro

Horários: de terça a sábado, das 9h às 18h | domingo das 8h às 12h

Local: Rua Baptista Machado, s/nº, atrás da Paróquia de São Brás (Praça de São Brás) – Plataforma – Salvador/BA.

Visitas guiadas por Ney Gomes:

25.08.2015 (14h, 15h e 16h)

02.09.2015 (14h, 15h e 16h)

10.09.2015 (14h, 15h e 16h)

17.09.2015 (14h, 15h e 16h)

Mais informações: www.boxgaleria.com.br