Música

Serviços

Projeto Boca de Brasa movimenta a economia criativa em Salvador

Genilson Coutinho,
03/02/2015 | 15h02

Foto: Genilson Coutinho/Doisterços

O projeto Boca de Brasa chega ao seu terceiro ano em 2015 e o primeiro bairro a receber o projeto é a Ribeira. As atividades serão realizadas entre os dias 28/1 e 5/2, contemplando a realização de seis oficinas culturais gratuitas, ministradas por especialistas de cada área, e um evento final aberto para a comunidade com o resultado artístico das aulas, gratuito, dia 5 de fevereiro, às 17h, na Ribeira.

Entre os dias 29/1 e 4/2, serão ministradas oficinas de Teatro, Audiovisual, Danças Urbanas, Criação Literária, Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos e Oficina Criativa de Música. As aulas acontecem no Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, localizado no Beco João do Boi, 100, na Baixa do Bonfim. O horário das atividades é das 18h30 às 21h30 nas quintas, sextas e de segunda a quarta, e das 14 às 18h no sábado. Não há expediente aos domingos.

No dia 5/2, a partir das 17h, uma mostra vai reunir o resultado artístico dos cursos e apresentações de artistas locais em um palco móvel, equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica. As atrações especiais desta edição serão o cantor Gerônimo Santana e banda Monte Serrat, além do infantil Liga da Alegria. O evento gratuito acontece na Praça Dodô e Osmar (Espaço de Cultura, Esporte e Lazer Dodô e Osmar), localizada na Av. Beira Mar, s/n, Ribeira.

Além das atividades de formação e difusão, em 2015 o Boca de Brasa visa contribuir com ações estruturantes no setor cultural da cidade, através da realização de um encontro de articulação com a comunidade (realizado dia 28/jan) para discutir Plano Municipal de Cultura do Município de Salvador.

Promovida pela Fundação Gregório de Mattos, esta ação objetiva fomentar a cultura na periferia de Salvador, com o foco no resgate da cidadania, através do incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas nos bairros.

Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro de 2013, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas, tendo o cantor Saulo como padrinho da ação.

Com novo formato, o Boca de Brasa acontece em diversos bairros de Salvador, através da realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais.

No ano de relançamento, foram realizadas três edições nos bairros de Plataforma (outubro), Cajazeiras (novembro) e Boca do Rio (dezembro). Em 2014 o projeto foi ampliado, alcançando sete bairros de Salvador, que foram Nordeste de Amaralina (junho), Engenho Velho de Brotas (julho), Pernanbués (julho/agosto), Uruguai (agosto), Itapuã (setembro), Pau da Lima (setembro) e Paripe (outubro).

Em 2015 o Boca de Brasa aumenta a carga horária de suas oficinas, que passam de quatro para seis dias e vai chegar a mais dez bairros da cidade. As próximas edições estão previstas para o bairro de Liberdade (de 4 a 12 de março) e Pau da Lima (de 8 a 16 de abril).

SERVIÇO

 Boca de Brasa – Edição Ribeira

Dia 5 de fevereiro haverá a Mostra Final

Show aberto ao público na praça Dodô e Osmar (Espaço de Cultura, Esporte e Lazer Dodô e Osmar), localizada na Av. Beira Mar, s/n, Ribeira.

A partir das 17h – Grátis

Mais informações: http://www.cultura.salvador.ba.gov.br/