Programação Pelourinho Dia e Noite; confira a programação

No Circuito, Teatro
11 de janeiro de 2016
por Genilson Coutinho

warte

“Cultura e Refresco para o verão de Salvador” é o tema para toda programação cultural da FGM – Fundação Gregório de Mattos – durante o mês de Janeiro. Confira as atrações do Pelourinho Dia e Noite, nessa segunda semana do ano.

Galeria a Céu Aberto – A exposição com obras de Leonel Mattos, fotografadas por Saulo Kainuma, continua em cartaz na Galeria a Céu Aberto, até o fim deste mês. As imagens estão expostas em tempo integral, ao ar livre, a céu aberto, para apreciação de baianos e turistas que circulam pelo Terreiro de Jesus, Pelourinho.

Música nas Esquinas – Música nas Esquinas traz, esta semana, o toque tradicional do berimbau misturado com outros ritmos, como o jazz e a MPB, do Mestre Lourival, sexta-feira, 15, das 18h às 19h ao Terreiro de Jesus. No sábado, dia 16, o samba do Bloco Alvorada, com a participação do Grupo Bambeia, percorre as ruas do Pelourinho, das 19 às 20:30h. Domingo, dia 17, na Cruz do Pascoa, o som fica por conta do Ambiente Brasileiro.

Poesia no Pelô – Quinta-feira, 14, das 19h às 21h, poesia, dança e música percussiva, Coisas da Rua vem com   performances de estética afro trazendo  uma arte que dialoga diretamente com as pessoas. Valorizando a arte urbana, o grupo retoma o conceito original do espaço público comum, onde há interação, diálogo, convivência mútua entre a arte e as pessoas.

Concerto nas Igrejas – O Grupo Transcendental faz música instrumental com estilo definido como Afro-Barroco, desenvolvido através de pesquisas com ênfase nos costumes e manifestações culturais do Recôncavo. Composto por 3 alabês, oriundos do Terreiro de Candomblé, especialistas em música Afro-Religiosa, 2 Instrumentistas de sopro, com Origem em Flilarmônica, Piano, Guitarra e Baixo, o grupo traz influências dos cantos católicos e do candomblé. Faz apresentação dia 17, às 11h, na Igreja da Misericórdia – Museu da Misericórdia.

Programação Infantil – A Caravana de Arte, se apresenta dia 17, às 16h, no Cruzeiro de São Francisco. Sob o comando do humorista e cantor Paulo Almeida, filho do Palhaço Pinduca, o mais velho do país em atividade, o grupo traz diversão através dos personagens aparentemente sem ligação, mas que trazem em comum a marca da invisibilidade social. O objetivo é passar mensagens de valores sociais e outros questionamentos com leveza e alegria. O espetáculo interativo mescla música, circo, teatro, sempre com muito humor. Atuam também a cantora, atriz e palhaça, Joyce Belchior, e o tecladista e contrabaixista Carlos Ministro.

Personagens Vivos – Fazendo o maior sucesso, os Personagens Vivos continuam percorrendo e esquentando o Pelô! Essa semana, as apresentações acontecem dias 12 às 10h e 13 às 14h, turistas e baianos se juntam aos personagens, num espetáculo itinerante, em forma de cortejo pelas praças e ruas do Pelô. Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado de seus tambores, dá as boas vindas aos turistas que chegam à Roma Negra, Salvador, dá-se início um passeio inusitado e irreverente, partindo da Praça Municipal, seguindo para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo. Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho. No Terreiro de Jesus. Tieta dá o ar da sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos de suas músicas, Raul conduz a comitiva até a bela Gabriela cor de cravo e canela. Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum. Todos juntos, personagens, turistas e soteropolitanos, encerram a ação em uma grande festa musical. É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. Toda ação é registrada por um fotógrafo e disponibilizada, posteriormente, no flickr da Prefeitura de Salvador (https://www.flickr.com/photos/prefeituradesalvador). Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia acompanha todo o trajeto.

 

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

Ø Exposição “Galeria a Céu Aberto”

Quando: Até 31 de janeiro

O que: Exposição ao ar livre com obras de Leonel Mattos, fotografadas por Saulo Kainuma

Onde: Largo Terreiro de Jesus

 

Ø Personagens Vivos

Quando: Terça-feira e quarta-feira, 12/01 às 10h e 13/01 às 14h

O que: Personagens Vivos – Cortejo Interativo pelas ruas do Pelourinho

Onde: Roteiro do Cortejo – Praça Municipal, Cruz Caída, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Fundação Casa de Jorge Amado

 

Ø Poesia no Pelô

Quando: Quinta-feira, 14/01, das 19h às 21h

O que: Coisas de Rua – expressões de arte urbana com música percussiva, dança e poesia

Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho

 

Ø Música nas Esquinas

Quando: Sexta-feira, 15/01, das 18h às 19h

O que: Mestre Lourival – o som do berimbau tradicional e em outros ritmos, como MPB e jazz

Onde: Terreiro de Jesus

 

Quando: Sábado, 16/01, das 19h às 20h30

O que: Bloco Alvorada – Participação do Grupo Bambeia

Onde: Ruas do Pelourinho

 

Quando: Domingo, 17/01, das 18h às 19h

O que: Ambiente Brasileiro

Onde: Cruz do Pascoal

 

Ø Concerto nas Igrejas

Quando: Domingo, 17/01, das 11h às 12h

O que: Grupo Transcendental – música instrumental com estilo Afro-Barroco

Onde: Igreja da Misericórdia – Museu da Misericórdia

 

Ø Programação Infantil

Quando: Domingo, 17/01, às 16h

O que: Caravana da Arte – espetáculo infantil interativo

Onde: Cruzeiro de São Francisco