Programação intensa movimenta o Centro Histórico durante o São João

Sem categoria
14 de junho de 2011
por Fábio Rocha

 

Antes mesmo do início do período junino, o Pelourinho Cultural, Programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia já estava em clima de São João com a Temporada de Forró no Pelô. Com a chegada do esperado mês de junho, a celebração se intensifica e os festejos do São João da Bahia aterrissam no Centro Histórico de Salvador. Realizado pelo Governo do Estado da Bahia através das Secretarias de Cultura e de Turismo, e com recursos do Ministério do Turismo e do Banco do Brasil, a festa acontece da Praça Municipal até a Ladeira do Taboão, envolvendo as ruas e os largos do Pelourinho num verdadeiro arrasta-pé do bom nos dias 17 e 18 e de 22 a 25 de junho.
A programação contará com mais de 150 atrações divididas entre 11 espaços, além de ruas do Centro Histórico, durante os seis dias de festa. Serão em média 25 atrações por dia que vão levar muito forró para o público que comparecer ao Pelourinho. A Praça Municipal também receberá o tradicional Concurso de Quadrilhas, que ocorre desde 2008. Este ano, 48 agremiações participam da competição. Um palco montado no Terreiro de Jesus irá contar com grandes nomes da música brasileira e nordestina como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Estakazero, Zelito Miranda, Carlos Pitta e Alceu Valença farão a festa para milhares de pessoas, durante os seis dias de comemoração.
Os Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água receberão duas atrações por noite, a partir das 21 horas. Dentre elas estão Carlinhos Cor das Águas, Mametto, Jó Miranda, Banda Flor de Milho, Wilson Aragão, Peu Meurray e muito mais. Todos os artistas e grupos trarão repertório baseado nos sucessos que embalam os festejos juninos. Já no palco montado no Largo do Pelourinho, mais duas atrações diárias irão dar conta de animar a todos, a partir das 20 horas, com presenças como Xangai, Ed Balla, Tenilson Del Rey e Banda Flor Serena, entre outros.
Cinco coretos espalhados pelo Centro Histórico ainda irão receber dois trios de forró por noite (cada), totalizando dez apresentações de trios de forró por dia de festa. O intuito é que a tradicional formação nordestina embale os casais que curtem o tradicional pé-de-serra. As estruturas serão instaladas no Cruzeiro de São Francisco, na Praça das Artes, na Esquina do Fua (esquina da Rua João de Deus com a Rua Frei Vicente), na Estação Pelô (Esquina da Rua Gregório de Matos com a Rua João de Deus) e na Rua das Laranjeiras (ao lado do restaurante La Figa) e terão programação desde as 19 horas.
Na Praça das Artes, a quermesse estará montada desde o dia 11, quando iniciam-se as comemorações a Santo Antônio, e contará com barracas do instituto Mauá que irão comercializar deliciosos quitutes e iguarias juninas a partir das 17h30. É o ponto certo para quem quer se deliciar tomando um licor com amendoim para reabastecer as energias. E pra não parar de dançar um só minuto, atrações itinerantes de sambas juninos irão circular entre as ruas do Pelô, entre a Ladeira do Taboão e o Terreiro de Jesus, desde as 19 horas.

Clique nas imagens abaixo para ver a programação: