Programação do PELÔ DA BAHIA atrai comunidade LGBTQI

Música, No Circuito
22 de janeiro de 2020
por Genilson Coutinho

As ruas e largos do Pelourinho, famoso por seus grandes espetáculos musicais e diversidade cultural, se transformaram no local mais frequentado neste verão, por turistas atraídos pelas atrações oferecidas gratuitas, ou com preços populares, pelo CCPI, Bahiatursa e Secretaria de Cultura.

Neste caldeirão musical, amado pelos LGBTQI, está o Cortejo Afro, que é o ensaio mais celebrado pela turma do vale. Mas quem tem botado o bloco na rua também é a cantora Aila Menezes e seu fervido Baile de todas as Cores, trazendo um mix de show com militância em prol da causa LGBTQI e das mulheres. Somando a esse movimento estão as divas Ana Mametto, com seu show Noite da Deusa , que já fechou a praça na sua estréia, com a presença de Daniela e Margareth, e Márcia Short, que não deixa a peteca cair a cada edição do seu show, que já levou para o palco um pocket show da arte em celebração à diversidade e o respeito, fortalecendo ainda mais a luta contra toda forma de preconceito. Mas vale lembrar que o fortalecimento da diversidade na grade da programação do CCPI vai além dos palcos, a exemplo da Semana da Diversidade, promovida pelo Dois Terços em parceria com o CCPI e Secretaria de Cultura da Bahia, que movimentou o Pelô com debates, exposição e shows, no Mês da Diversidade, evidenciando ainda mais a inclusão de ações afirmativas no dia a dia do LGBTQIA+.

Foto. Genilson Coutinho

Para André Reis, diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias ( CCPI) , as atividades formativas e culturais estão nos pilares da CCPI, que é apoiada pela Secretaria de Cultura, com o objetivo de cada vez mais trazer para o Pelô, os eixos e compromissos da CCPI, em desenvolver cada vez mais ações para as populações atendidas dentro da unidade.

“Queremos cada vez mais difundir as ações promovidas pela Secretaria de Cultura através deste Centro de Culturas, com o objetivo de mostrar que a diversidade é uma presença constante na nossas pautas e ações, da comunidade negra aos direitos indígenas, aqui há espaço para todos e vamos ainda mais ampliar essas atividades, principalmente com o nosso edital que vai contemplar projetos importantes para valorização da luta e promoção da cultura do Pelô e da Bahia, e do mundo, e não teríamos outro local tão apropriado para celebramos a diversidade de forma plena na cidade”, pontua Reis.
A programação segue bastante diversa com a chegada do Carnaval, em fevereiro, e nós doq Dois Terços vamos seguindo as novidades do Pelô
Confira as próximas atrações.

Ana Mametto ‘Noite da Deusa’

Largo Tereza Batista

Quando: 25 de janeiro (sábado), às 20h

Ingressos: Gratuito

Ensaio do Cortejo Afro

Largo Quincas Berro D’Água

Quando:  27 de janeiro (segunda), às 20h

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 40,00