Saúde

Profissionais do sexo recebem orientações e encaminhamento para o PrEP em ação do Gapa Bahia

Genilson Coutinho,
02/12/2021 | 14h12
Foto: Divulgação

A noite do (1º) Dia Mundial de Luta contra a AIDS em Salvador foi marcado com a distribuição de camisinhas, gel lubrificante e orientação para as travestis e transexuais que atuam na orla, sobre o uso da PrEP e de como se cadastrar para receber o medicamento. A ação faz parte do projeto PrEP Trans uma iniciativa do GAPA Bahia e da Atração, que conta com o apoio do UNFPA – Fundo de Populações das Nações Unidas. Na primeira noite, as ações de rua ocorreram na região da Calçada, Pituba e Itapuã.

Desde agosto, um grupo de mulheres trans e travestis está protagonizando o PrEP Trans, com o objetivo de estimular a adesão da população trans ao tratamento da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e ampliar a informação sobre o HIV/aids, sífilis e hepatites virais, bem como a prevenção combinada nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.

O projeto conta com as Navegadoras – mulheres trans e travestis – que passaram por uma formação sobre temas como HIV, Prevenção Combinada, PrEP e PEP e atuam na sensibilização de outras pessoas trans para as ações, que também envolvem cuidados em saúde, ações de testagem e disponibilização de autoteste, orientação e encaminhamentos para retirada de documentação, e ações de cidadania.

Além de encaminhar para a PrEP, o projeto também promove 03 grupos de acolhimento psicológico que ocorrem na sede do GAPA Bahia. Para mais informações, basta entrar em contato através do número 3241-3831 ou pelas redes sociais (@gapabahia).