Proa cerveja : Contra a maré da mesmice

Serviços
19 de junho de 2018
por Genilson Coutinho

A fábrica de Cerveja Artesanal já está funcionando a pleno vapor! O empreendimento conta com o Bar de Fábrica que já está em atividade em regime de Soft Opening. As cervejas produzidas pela Proa Cervejaria podem ser encontradas em diversos estabelecimentos de Salvador e Região Metropolitana.  

 Uma cervejaria, comandada por uma mulher, em solo baiano. Mais alma e tempero impossível. A PROA Cervejaria já nasce, em solo baiano, na cidade Lauro de Freitas, com capacidade de produção de 18 mil litros/mês, e num prazo de 48 meses espera operar na sua capacidade máxima de 44 mil litros/mês. Todos os equipamentos da fábrica foram projetados pela gestora do local, a mestre cervejeira Débora Lehnen, de acordo com a necessidade da sua empresa.

“As cervejas levam uma carga de malte maior, por isso pequenos ajustes foram feitos para melhor produção da cerveja. Também dobramos a capacidade de resfriamento, assim reduzimos o tempo dessa ação, gerando maior economia e redução de danos ao meio ambiente. A PROA se preocupa com o ambiente e por isso também fazemos reaproveitamento de água da chuva”, comenta Débora.

Casada com um baiano, Débora enxergou na Bahia um mercado com potencial e pela facilidade de implantação da fábrica, a cidade de Lauro de Freitas tornou-se um investimento real. “A boa localização, onde temos empresas, residências, além de estarmos no caminho das principais praias do litoral norte, torna Lauro de Freitas uma boa escolha, além de comportar muito bem um bar de fábrica, com capacidade superior a 100 pessoas”, afirma Débora.

Debora foi além, a fim de estimular a economia local, gerando emprego, renda e revitalização do espaço urbano aonde a PROA está instalada, a empresária reforça que ao beber uma cerveja produzida na sua cidade o consumidor é beneficiado com uma bebida mais fresca e com preço mais em conta. “Existe uma máxima no mundo das cervejas artesanais que é a melhor cerveja é aquela que você vê a chaminé da fábrica”, conta a mestre cervejeira.

Muito mais que apenas uma fábrica, a proposta de Débora é ambiciosa, e os planos são de transformar o local em ponto turístico, com tour programados pelas instalações, onde os amantes das cervejas poderão degustar a bebida direto da fábrica. Além disso a PROA Cervejaria conta com um espaço exclusivo para cursos e workshops sobre as mais diversas temáticas.

As cervejas da PROA já podem ser encontradas em diversos estabelecimentos da capital baiana e também no Bar da Fábrica, que funcionará em regime de soft opening, revelando uma nova forma de consumir cerveja de qualidade.