Principal startup de turismo LGBT do Brasil, ‘Viajay’ é exemplo de novo modelo de negócio digital

Notícias
13 de setembro de 2016
por Genilson Coutinho

Em meio ao turbilhão da crise econômica nacional, o turismo LGBT tem sido a aposta de vários empresários para a retomada do crescimento no setor. E não é à tôa! Os turistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) são um dos poucos segmentos que continuam gastando boa parte da renda com viagens.

De acordo com dados do “LGBT Travel Report” (relatório anual de viagens LGBT), as viagens de lazer desse público aumentaram quase 10% neste ano, movimentando cerca de 181 bilhões de dólares.

Para mostrar como esse tema pode ser um exemplo de inovação e desenvolvimento, o Viajay participa pela primeira vez do Fórum Agenda Bahia 2016, que nesta edição terá um dos seminários dedicados ao “Turismo no Mundo Digital”.

Durante o talk show, o baiano Fernando Sandes, fundador do Viajay, vai mostrar como fez para se tornar a maior fanpage do turismo LGBT no Facebook e quais são os principais desejos desses visitantes. O Viajay é uma plataforma focada no turismo e entretenimento LGBT, com guias em oito cidades brasileiras e cinco estrangeiras e mais de 60 mil acessos. A plataforma foi recentemente escolhida pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços como uma das 300 startups com maior potencial inovador do país.

“A idéia do projeto surgiu ao perceber como é difícil achar informações sobre o turismo LGBT no Brasil e no mundo. Este conteúdo sempre estava desatualizado e espalhado em vários sites. O Viajay reuniu os dados e criou conteúdos exclusivos, além de permitir uma nova experiência de viagem ao usuário”, conta Fernando.

Todo o Viajay é orientado para parecer uma grande rede social. Além do conteúdo exclusivo sobre os mais diversos destinos, através do GPS o usuário consegue chegar ao local desejado com apenas um clique, gerando a melhor rota para bares, restaurantes, hotéis e pontos turístico. A plataforma ainda é adaptável para iPhone e Android.

Apaixonado por empreendedorismo e inovação, Fernando já trabalhou em startups de impacto social no Brasil e na Inglaterra e é um dos donos da maior plataforma colaborativa de segurança pública do mundo, o “Onde Fui Roubado”. Em 2015, foi apontado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia como uma das pessoas mais inovadoras do Estado.

Agenda Bahia

Em sua sétima edição, o Fórum Agenda Bahia é o principal momento de debates para apresentar soluções e apontar caminhos para o desenvolvimento do estado. Neste ano, o Fórum vai discutir alternativas para a retomada da economia. Com o tema “Economia mais forte”, o Agenda Bahia vai apresentar exemplos de quem superou a crise e transformou empresas e pessoas. Novos desafios, mas também oportunidades para colocar, de novo, o país – e a Bahia – na rota do desenvolvimento mais sustentável. O Fórum Agenda Bahia é realizado pelo CORREIO e pela rádio CBN, em parceria com Fieb, Coelba e Braskem.

SERVIÇO

Fórum Agenda Bahia 2016

Talk Show: Viajay – Foco no Cliente: Turismo LGBT

Quando: 14 de setembro, às 10h30

Local: Auditório da Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep)

Inscrições: correio24horas.com.br/agendabahia/formulario