Primeiro lab projeto Armod foi concluído pela estilista Márcia Ganem

Sem categoria
15 de março de 2014
por Genilson Coutinho

Foi com saldo positivo e surpreendente que a estilista Marcia Ganem encerrou a série de quatro laboratórios —os Labs— que deu início ao projeto ARMOD em janeiro deste ano. O ‘Laboratório de Idéias’, módulo conduzido pela estilista, foi concluído com a apresentação das peças de arte, objetos decorativos e instalações produzidas por cinco coletivos formados pelos 30 participantes selecionados para o projeto ARMOD, entre designers de moda, designers gráficos, artistas plásticos e até uma bióloga e musicista.

Os grupos trabalharam buscando inspiração em memórias afetivas, mote provocado pela orientadora. Ao final, todo o grupo se reuniu para a criação coletiva de um vestido conceitual, elaborado por um trançado de fitas de cetim como na “dança das fitas” do nosso folclore. O resultado deste primeiro Lab vai virar exposição, que entrará em cartaz até o final deste mês na Casa de Castro Alves,centro cultural gerido por Ganem, que fica na Rua do Passo, 52, Santo Antonio Além do Carmo.

Para Maria Luedy, idealizadora do ARMOD, o resultado dos trabalhos foi um indicador importante para se conhecer quem são os participantes. “Não tinha pensado na construção de objetos já para este primeiro Lab, pois a nossa ideia era ter o objeto criado depois do grupo ter vivenciado todas as experiências com orientação dos profissionais, mas o resultado surpreendeu positivamente”, declara Luedy.

SOBRE O ARMOD

Desenvolvido pela Oficina de Papel Consultoria e Cursos, o projeto ARMOD tem como objetivo estimular o imaginário e a criatividade, sempre valorizando a brasilidade. À frente do projeto estão a artista plástica Maria Luedy e a produtora cultural Sandra Galeffi. Com duração de seis meses, o ARMOD será dividido em cinco laboratórios experimentais -ou Labs-, voltados para quem já possui nível técnico ou superior, principalmente em áreas como artes, moda e design.

O time de orientadores reúne os estilistas Jefferson Ribeiro, Márcia Ganem e Miguel Carvalho, a designer de moda Karin Galvão, o artista visual cenógrafo e figurinista Zuarte Júnior, além da própria Maria Luedy. Nos Labs, os profissionais orientarão o desenvolvimento de coleções e produtos direcionados para a arte, a moda e o design, que serão expostos posteriormente, na conclusão do projeto.

O ARMOD é um projeto ligado à qualificação e cultura, aprovado pelo edital de Fomento à Cultura da Secult do Governo do Estado da Bahia, e tem o apoio da Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura