Notícias

Primeira militar transexual da Coreia do Sul é encontrada morta

Redação,
03/03/2021 | 21h03
Byun Hui-su lê um depoimento no dia 22 de janeiro de 2020 — Foto: Yonhap / AFP

A primeira militar transgênero da Coreia do Sul, Byun Hui-su, que foi dispensada do exército no ano passado por se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, foi encontrada morta em sua casa na quarta-feira (3), informou a agência de notícias Yonhap.

Byun Hui-su, de 23 anos , foi dispensada depois de passar pela operação de transição na Tailândia durante uma licença.

Ela foi encontrada por socorristas em sua casa na cidade de Cheongju, ao sul de Seul, disse a Yonhap, citando a polícia.

Um porta-voz da polícia de Cheongju não foi encontrado imediatamente para mais comentários.

Um centro de aconselhamento local, no qual Byun foi registrada, informou às autoridades de emergência que ela não pôde ser localizada desde 28 de fevereiro, informou a Yonhap.

Byun havia expressado esperança de continuar a servir mesmo com corpo feminino. Ela entrou na Justiça para contestar sua demissão, havia uma audiência prevista para abril, de acordo com uma porta-voz do grupo de defesa militar Centro para os Direitos Humanos Militares da Coreia.

A Coreia do Sul é conservadora em questões de identidade de gênero, e as relações homossexuais entre militares ainda são consideradas crime.

Byun alistou-se voluntariamente em 2017 e passou por uma cirurgia de redesignação sexual na Tailândia em novembro de 2019.

G1