Primeira edição do Circuito Baiano de Direito da Família aborda preconceitos; evento começa nesta quinta-feira (14)

Comportamento, Social
14 de setembro de 2017
por Redação
320936_729522_maria_berenice_dias

Maria Berenice Dias (Foto: Divulgação)

Este é um momento da história da sociedade onde nunca foram tão amplamente discutidas as questões de cor, gênero e identidade, com inúmeros movimentos e vertentes que defendem as mais diferentes bandeiras e posicionamentos. Um assunto tão relevante como esse atinge também o centro da sociedade: a família.

Com o intuito de suprir a escassez de informações da sociedade, sem acesso ao profissional de Direito no interior do estado da Bahia, a diretoria regional da Bahia do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) desenvolveu o projeto Circuito Baiano de Direito da Família e Sucessões, que terá a sua primeira edição sediada na cidade de Teixeira de Freitas, na Faculdade do Sul da Bahia (FASB), a partir desta quinta-feira (14) até o sábado (16).

“Esta escolha decorre da importância social e econômica, além da estratégica situação geográfica, como também, a proximidade de outros centros culturais do País e do Estado da Bahia, fatores que permitem a expansão do conhecimento e a difusão do entendimento do multifacetário Direito das Famílias e das Sucessões da atualidade”, explica Alberto Raimundo, presidente do IBDFAM/BA.

No evento serão discutidos temas como: violência contra a mulher; nome social transgênero; multiparentalidade; testamento vital; mediação judicial e constelação familiar; igualdade entre união estável e casamento, assim como serão abordadas todas as questões referentes à diversidade de cor e gênero, presente nas famílias.

Todos os temas serão apresentados e discutidos por grandes especialistas na área em uma vasta programação, que inclui palestras com nomes de peso como:

  • Maria Berenice Dias

Advogada especializada em Direito de Famílias, Sucessões e Direito Homoafetivo, presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da OAB, vice-presidente do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito das Famílias, ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Maria Berenice Dias já participou de grandes programas de televisão, de alcance nacional, sendo entrevistada por Jô Soares, Ana Maria Braga, com participação em matérias e reportagens nos principais jornais da TV brasileira. Ela é considerada uma das vozes mais ativas na defesa do Direito das Famílias na atualidade.

  • Sami Storch

Advogado especialista em Constelações Organizacionais – abordagem Bert Hellinger (Hoffmann & Partners Organizational Consulting/ Alemanha – Brasil) e Hellinger Sciencia – Moving with the Spirit-Mind (Treinamento Avançado Intensivo em Constelações Familiares com Bert Hellinger e Maria Sophie Hellinger). Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema “Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares”. Cursou diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger. Desde 2006, vem ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça.

A programação completa pode ser conferida através do site do evento: www.circuitobaiano.com.br/progrmacao.

Produzido pela Smile Entretenimento, especializada na organização e produção de eventos corporativos, o Circuito Baiano de Direito das Famílias conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Faculdade do Sul da Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, UNEB, UNOPAR e W3 Solutions.

Sobre o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM)

O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família.

Atualmente o IBDFAM já possui 10 mil associados e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, estudantes, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas e psicólogos. Operadores do Direito do Brasil e do Exterior.

O Instituto é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de utilidade pública federal que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras.

Desde a sua fundação, vem trabalhando para adequar o atendimento às diversidades e especificidades das demandas sociais que recorrem à Justiça. O Instituto tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2017, o IBDFAM completa vinte anos de novos paradigmas no campo do Direito das Famílias.

Serviço
Circuito Baiano de Direito das Famílias
Quando: 14, 15 e 16 de setembro de 2017
Onde: Faculdade do Sul da Bahia (FASB), Teixeira de Freitas – BA
Público-Alvo: Juízes, Promotores, Produradores, Conciliadores, Advogados, Estudantes, Professores, entre outros.
Inscrições: www.circuitobaiano.com.br
Maiores informações: 73 3291-6167 / 73 3291-1216 (Smile) / 71 98127-0475

Acompanhe o Circuito nas redes sociais:
Facebook: fb.com/circuitobaianodedireitodasfamilias
Instagram: @circuitobdf