Primeira do ano: Festa Xtravaganza inspirada em ciganos e nômades abre temporada de 2015

No Circuito
5 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

Jo foto Vinícius Gil

Até fevereiro, a festa Xtravaganza quer dar o tom da diversão na capital da Bahia. Aproveitando o verão e a chegada dos visitantes, a DJ Suzy 4Tons promete altos agitos na pista mais diversa da cidade. “Vamos abrir 2015 com uma edição que tem como inspiração os povos ciganos, nômades, responsáveis pela mistura e circulação de saberes”, afirma Suzy.

A primeira edição da Xtravaganza em 2015 traz para os set lists dos DJs residentes a pesquisa musical sobre a rica e diversa região dos Bálcãs, onde estão localizados países como Grécia, Sérvia, Croácia, Bulgária, Macedônia, parte da Turquia, com profundas ligações com a cultura cigana.

Idealizadores da festa, o Duo Contact (Suzi 4tons & Don Maths), apresentam sets bem vibrantes, explorando a fascinação que as levadas e ritmos balcânicos causam nas pessoas. “É uma música que fala por si, assim como a dança. É um som que tem alegria, um som quente que cria fantasias e leva as pessoas para um universo lírico e prazeroso, um verdadeiro ritual de sons exóticos”, define Don Maths.

Para enriquecer o tempero desse caldeirão cultural, o Duo Contact traz ainda um set recheado de techno e pitadas de sons do mundo, pra ferver a pista.

“Voodoohop” na Xtravaganza

Desde que foi criada, a festa performática Xtravaganza sempre teve como meta fugir do óbvio, trazendo para Salvador o espírito de festas mais diversas, onde a música da pista pudesse estar aliada a certo comportamento inventivo e contemporâneo dos convidados.

Nesse sentido, a parceria com outros DJs tem sido essencial para a troca de informações e atualização do cenário. Para esta edição os produtores convidaram Peter Power, Dj irlandês de passagem pelo Brasil, e Laurence Triller Aka  A Macaca, Dj residente do coletivo VOODOOHOP, festa criada pelo alemão Thomas Haferlach em 2009, em um pequeno bar da Rua Augusta, em São Paulo, e que passou a ocupar lugares inusitados da cidade.

Responsável pela festa de encerramento da 30ª Bienal, em 2012, atualmente o coletivo VOODOOHOP tornou-se um dos mais conhecidos e populares na cena paulista, com eventos nômades, explorando ambientes temporários como edifícios abandonados, parques de estacionamento, casas particulares, florestas e clubes de dança.

“A experiência do Voodoohop nos inspira”, explica Suzy 4Tons. “Nossos convidados tem a competência de disseminar, através de suas festas, sons diversos. Nesse sentido, a presença deles nessa edição é uma honra!”, completa.

Com um vasto portfólio de eventos e festas, como Alm Beatz (South Tirol), Letargia Festival (Zurich), Abertura Kater Blau (Berlin), COCKHEART por Pornceptual (Berlin), @ 3000 Grad Festival (Feldberger Seenplatte / Alemanha), Shoeless Open Air (Amsterdam), dentre outros, os integrantes da Voodoohop – A Macaca & Peter Power – fazem um pit stop nesta edição da Xtravaganza, que traz uma mistura rítmica cheia de folclore, historias e viagens, dança, brilho, cores e alegria.

Os performers convidados para esta edição -Joline Andrade, Rafael Jones e Isadora Moraes  -também dão um brilho diferente para a balada, fazendo o público se encher de boas energias, em maravilhosas danças étnicas.

Solte sua imaginação, vista seu figurino e venha ser nômade em mais uma noite Xtravaganza.

SERVIÇO

XTRAVAGANZA – MÚSICA & PERFORMANCE (7a edição) – CABARET GYPSY

Quando: 17/01 às 23h

Onde: Lalá Multiespaço, Rua da Paciência, 329 – Rio Vermelho

R$ 20 | R$ 15 Lista Amiga (xtravaganza69@gmail.com)

Atrações: DJs Suzi 4tons & Don Maths (Duo Contact) / A Macaca (VOODOOHOP-SP) & Peter Power (Berlim)

Performances: Joline Andrade / Rafael Jones / Isadora Moraes