Prevenção: Urologista alerta para cuidados com a saúde no Carnaval

Comportamento, Social
13 de fevereiro de 2019
por Genilson Coutinho

Carnaval é sinônimo de alegria, mas também de excessos, que podem trazer danos à saúde e estragar a festa e todas as suas memórias. O médico urologista Dr. Modesto Jacobino, sócio-diretor do Lithocenter Hospital Dia, na Graça, alerta, principalmente sobre o uso do preservativo como prevenção contra IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, muito comuns no período.

 “No caso das IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis que podem ser percebidas a olho nu, é primordial que o paciente não se automedique e se dirija a um posto médico ou centro de saúde para acompanhamento. O uso de pomadas, antibióticos, antifúngicos sem prescrição podem levar à piora dos sintomas, inclusive induzindo resistência dos microrganismos”, explica.

 Além dessas doenças, Dr. Modesto, ex-presidente da Associação Brasileira de Urologia, reforça os riscos de infecção urinária, que crescem bastante no período. “É importante aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos e isotônicos, dobrar a atenção ao usar banheiros coletivos e químicos, principalmente no caso das mulheres. Sabemos da dificuldade, mas o ideal é que se utilize papel higiênico após uso do equipamento, se evite contato direto do assento com a pele e que se lave as mãos”, pondera o médico, que prega o equilíbrio.

 “O equilíbrio, até mesmo no Carnaval, é muito bem-vindo. Orientamos os pacientes que curtam com atenção a esses detalhes, a fim de que o Carnaval não vire um pesadelo, antes mesmo do final, ou depois de sua passagem”, sugere.