Preparação física de elenco é chave para cenas de ação de Tenet

Cinema, No Circuito
7 de outubro de 2020
por Genilson Coutinho
Foto: divulgação

A preparação física de atores e atrizes, em especial nos filmes de ação, é ponto fundamental para uma maior fluidez e melhor representação das cenas. No caso de Tenet, longa do diretor Christopher Nolan, essa preparação tornou-se ainda mais importante devido ao processo de inversão do tempo, que traz movimentos menos naturais para o corpo.

De acordo com o diretor, “ao entrar nesse mundo, há uma suposição de que você pode aprender as regras intelectualmente e depois ser capaz de visualizar as situações. Nada disso. Tivemos que preparar as sequências e examiná-las continuamente contra a norma, então todos tinham que estar muito atentos. Não era algo para apreender instintivamente, exigia treinamento e trabalho. Isso implicava para os atores e a equipe de dublês ter a compreensão dos conceitos, mas também desenvolver procedimentos para verificar a si mesmos e a lógica do que eles estavam fazendo”.

Com tantos detalhes, a equipe de dublês e o ator John David Washington tiveram que trabalhar juntos para uma preparação física adequada e que funcionasse dentro do universo e do conceito de inversão de tempo abordado no longa. O coordenador de dublês de Tenet, George Cottle, afirma que “houve muitos processos de tentativa e erro, foi difícil, mas fascinante ao mesmo tempo. John David tinha mais a aprender e, literalmente, não poderia ter colocado mais um pingo de esforço no que fez”.

Por sua vez, Washington conta que esse trabalho foi emocionante para ele, “porque George e toda a equipe disseram que nunca tinham feito nada assim. Foi um grande benefício para toda a produção ter o tempo que precisávamos para treinar, porque ganhamos fluxo e ritmo para as filmagens”. O ator completa: “Foi um treinamento inovador. Era só praticar, treinar, praticar, treinar até que eu não tivesse que pensar mais, apenas reagir. Eu sabia que meu corpo poderia fazê-lo, mas foram exercícios atrás de exercícios, dia após dia. Eu realmente usei a minha experiência atlética mais do que em qualquer outro projeto”.

Tenet é o mais novo longa de ação e espionagem internacional do aclamado diretor Christopher Nolan e tem estreia prevista para 29 de outubro no Brasil.

Sobre o filme

John David Washington é o novo Protagonista no espetáculo de ação e ficção científica original de Christopher Nolan: Tenet.

Armado com apenas uma palavra – Tenet – e lutando pela sobrevivência de todo o mundo, o Protagonista viaja por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real.

Não é viagem no tempo. Inversão.

O elenco internacional de Tenet também inclui Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Aaron Taylor-Johnson, Clémence Poésy, com Michael Caine e Kenneth Branagh.

Nolan escreveu e dirigiu o filme, utilizando uma mistura de IMAX® e 70mm para trazer a história para o cinema. Tenet foi produzido por Emma Thomas e Nolan. Thomas Hayslip atuou como produtor executivo.

A equipe criativa de Nolan nos bastidores inclui o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema, o designer de produção Nathan Crowley, a editora Jennifer Lame, o figurinista Jeffrey Kurland, o supervisor de efeitos visuais Andrew Jackson e o supervisor de efeitos especiais Scott Fisher. A trilha sonora é composta por Ludwig Göransson.

Tenet foi filmado em locações de sete países diferentes.

A Warner Bros. Pictures apresenta, uma produção da Syncopy, um filme de Christopher Nolan, Tenet. A Warner Bros. Pictures distribui Tenet nos cinemas e IMAX de todo o mundo, com lançamento previsto para 29 de outubro no Brasil.

http://www.facebook.com/WarnerBrosPicturesBrasil
http://twitter.com/wbpictures_br
http://www.youtube.com/warnerbrospicturesbr
http://instagram.com/wbpictures_br

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.