Prêmio Braskem de Teatro vai revelar os destaques das artes cênicas na Bahia
A cerimônia, dirigida por Gil Vicente Tavares, seguirá um conceito inédito, de programa de televisão apresentado por Marcelo Praddo e Denise Correia, neste domingo, 18, às 20h, na TVE Bahia
Com o tema “A história do teatro em tempos de exceção e a relação com o tempo atual”, a cerimônia da 27ª edição do Prêmio Braskem de Teatro vai apresentar neste domingo, 18, os destaques das artes cênicas baianas. Com direção artística de Gil Vicente Tavares, a celebração terá um conceito inédito, reproduzindo o formato de um programa de televisão ao vivo dentro do estúdio da TVE Bahia e propondo uma reflexão sobre o papel da cultura em tempos de pandemia.
“Ao longo da história da humanidade, o teatro já sofreu impactos por pandemias, guerras e questões religiosas e políticas. Mas ressurgiu melhor e mais incrível. Com isso, queremos inspirar esperança, mostrando que vivemos um momento diferenciado, mas temos uma história incrível no passado e que coisas fantásticas vão acontecer no futuro”, explica Gil Vicente, diretor, dramaturgo, compositor e vencedor de diversas edições da premiação.
Os momentos marcantes dos 27 anos da premiação serão revistos durante o programa, ressaltando sua importância para a classe artística. “Ao longo da sua trajetória, o Prêmio Braskem fomentou o teatro baiano, cumprindo um papel importante de valorização dos artistas e de todos profissionais que acompanham a cena teatral. A Braskem acredita na capacidade de desenvolvimento e na grande força de transformação da cultura, que é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e diversa”, pontua Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem. Realizada pelo Caderno 2 Produções, a premiação é patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Cinco vezes indicado ao Prêmio Braskem de Teatro e dono de duas estatuetas, o diretor e ator Marcelo Praddo destaca que a premiação “já faz parte da história do nosso teatro, ajudando a valorizar os artistas e técnicos”. Agora, ele terá a missão de apresentar, ao lado da atriz Denise Correia, a cerimônia de revelação dos vencedores. “É sempre uma alegria apresentar e torcer por meus colegas, dividindo essa emoção do reconhecimento, que é tão importante para todos nós”, afirma.
Como a celebração terá o formato de programa televisivo, Marcelo e Denise, que fizeram carreira nos palcos, terão o desafio de contracenar com a câmera. “É uma linguagem nova para nós artistas de teatro. Temos que naturalizar a contracena com a câmera, a maneira de se posicionar é diferente do teatro. É um desafio, mas também uma experiência marcante e prazerosa”, explica Denise.
Eles farão performances durante a cerimônia, que também vai reconhecer a tradição, homenageando cinco grandes nomes das artes baianas que faleceram esse ano. A trajetória de Anselmo Serrat, Chica Xavier, Fernando Neves, George Vassilatos e Inaldo Santana será relembrada, destacando a contribuição deles para a cena teatral.
A comissão julgadora também terá destaque, apresentando suas impressões sobre o processo de avaliação. Nesta edição, os destaques das artes cênicas na Bahia em 2019 foram escolhidos por Andrea Elia, atriz, diretora e professora de teatro; Elaine Cardim, atriz, doutoranda em Artes Cênicas e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA); João Lima, diretor e presidente da Cooperativa Baiana de Teatro; Marilza Oliveira, doutoranda, mestra em Dança e professora da Escola de Dança da UFBA; e Marcos Uzel, jornalista, escritor e professor com pós-doutorado em Artes Cênicas.
Eles avaliaram 58 peças inéditas, que estiveram em cartaz em Salvador entre 4 de abril e 23 de dezembro de 2019, escolhendo os concorrentes para as categorias de Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Texto, Direção, Ator, Atriz, Revelação e Categoria Especial.
O público poderá acompanhar a cerimônia pela TVE Bahia ou pelo YouTube (www.youtube.com/PremioBraskem).
Confira a lista de indicados:
Ø Espetáculo Adulto
· Holocausto Brasileiro
· Última Chamada
· Pele Negra, Máscaras Brancas
· Sonho de uma Noite de Verão na Bahia
· Vermelho Melodrama
Ø Espetáculo Infantojuvenil
· Sarauzinho da Calú
· O Jabuti e a Sabedoria do Mundo
· Tati Búfala
· Eu vou te dar alegria
Ø Texto
· Gildon Oliveira e Jorge Alencar, por Vermelho Melodrama
· Aldri Anunciação, por Embarque Imediato
· Diego Araújo, por Holocausto Brasileiro
· Gildon Oliveira, por Das Coisa Dessa Vida
· Luis Antônio Sena Júnior, por Última Chamada
Ø Direção
· Onisajé (Fernanda Júlia), por Pele Negra, Máscaras Brancas
· Thiago Romero, por Última Chamada
· Jorge Alencar, por Vermelho Melodrama
· João Miguel, por Das Coisa Dessa Vida
· Diego Araújo, por Holocausto Brasileiro
Ø Ator
· Ricardo Fagundes, por Das Coisa Dessa Vida
· Eduardo Gomes, por Vermelho Melodrama
· Jarbas Oliver, por Sonho De Uma Noite De Verão Na Bahia
· Israel Barreto, por O avô e o Rio / Revolução
· Everton Machado, por Balada De Um Palhaço
Ø Atriz
· Márcia Lima, por Holocausto Brasileiro
· Edvana Carvalho, por Aos 50 Quem Me Aguenta?
· Ana Mametto, por Sonho De Uma Noite De Verão Na Bahia
· Véu Pessoa, por Vermelho Melodrama
· Fernanda Beltrão, por Dois Pesos, Duas Medidas
Ø Revelação
· Elisleide Bonfim, pela atuação em Holocausto Brasileiro
· Caio Rodrigo, pelo texto de As Cidades
· Matheuzza, pela atuação em Pele Negra, Máscaras Brancas
· Rodrigo Lélis, pela atuação em Osso
· Cristina Leifer, pelo texto de Ensaios Sobre O Fim
Ø Categoria Especial
· Aianne Bilitário e Marcos Lobo, pela cenografia de Escorpião
· Luis Santana, pelo figurino e adereços de Vermelho Melodrama
· Yacoce Simões, pela direção musical de Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia
· Euro Pires, pelo figurino de Aos 50 Quem Me Aguenta?
· Erick Saboya, pela cenografia de As Cidades