Arte e Exposições

Notícias

Teatro

Prêmio Braskem de Teatro reconhece resiliência dos artistas e avaliará espetáculos online

Genilson Coutinho,
01/09/2021 | 13h09
Fabio Vidal – Foto : Divulgação

Adaptado ao cenário atual com as casas de espetáculos fechadas, o 28º Prêmio Braskem de Teatro avaliará as peças online produzidas por grupos baianos. A novidade revela a capacidade de resiliência da mais tradicional premiação das artes cênicas na Bahia, reconhecendo que o teatro não parou de respirar e se manifestar mesmo nesse momento atípico provocado pela pandemia.

O prêmio, que é realizado pela Caderno 2 Produções, conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Na premiação, serão contempladas peças baianas inéditas produzidas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.

Os espetáculos serão avaliados a partir desta quarta-feira, 1º, pela Comissão Julgadora formada pelo dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV Aldri Anunciação; pela pós-doutora em artes cênicas e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia Alexandra Dumas; pelo ator-performer, autor, diretor, professor e produtor Fabio Vidal; pelo artista, pesquisador e curador Felipe Assis e pela produtora e gestora cultural Virginia Da Rin.

“A classe artística foi duramente impactada pelas restrições impostas pela pandemia, mas mesmo assim se ressignificou e buscou novas formas de fazer arte. A Braskem acredita nessa capacidade de transformação das pessoas, por isso nosso esforço para continuar incentivando o teatro baiano e valorizando a força e dedicação dos artistas e de todos os profissionais que acompanham a cena teatral”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem.

Como todos os espetáculos serão assistidos remotamente, os trabalhos do interior vão concorrer as categorias da premiação juntamente com as peças dos grupos teatrais de Salvador. “É um processo de paridade de concorrência que se estabelecerá entre as produções do interior e da capital, que serão avaliadas pela mesma comissão”, comemora Fabio Vidal. Para ele, esse formato remoto também rompe as barreiras geográficas para o público. “Perdemos a potência cênica do contato físico e da presença do público, mas ganhamos a possibilidade de acesso a pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo”.

Os trabalhos da 28º Comissão Julgadora do Prêmio Braskem de Teatro serão coordenados por Fernando Marinho, ator, diretor teatral, artista visual e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões da Bahia (SATED/BA). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comissao@premiobraskemdeteatro.com.br.