Prefeitura inicia distribuição de autoteste gratuito para HIV

AIDS em pauta
27 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a distribuição gratuita de autotestes para detecção do vírus HIV através da saliva.

A iniciativa tem como público prioritário pessoas com maior vulnerabilidade como profissionais do sexo. “Autotestes de HIV são uma importantíssima forma de ampliarmos a testagem e, consequentemente, o diagnóstico na cidade, principalmente para as pessoas que não acessam os serviços de saúde ou que não se sentem confortáveis em compartilhar esse momento com um profissional. Os locais alternativos são, dessa forma, fundamentais para a oferta desse tipo de exame”, explicou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central de Salvador.

No momento, os kits de autoteste podem ser adquiridos em três pontos de distribuição: na sede do Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), em Nazaré; Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA), no Santo Antônio Além de Carmo; e no Casarão da Diversidade, no Pelourinho.

O teste do vídeo  abaixo é o mesmo distribuído gratuitamente pela prefeitura.

.

Além dos autotestes, a rede municipal oferta durante todo ano em cerca de 100 postos de saúde espalhados por toda cidade, teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites em até 30 minutos.

Os paciente com diagnóstico positivo para qualquer uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis são encaminhamos para unidades especializadas para o tratamento integral, inclusive com a oferta de medicamentos retrovirais.

Locais de distribuição dos autotestes de HIV:

– IBCM – Rua Santa Clara do Desterro, 85 – Nazaré
– GAPA – Rua dos Santos, 45 – Santo Antônio Além do Carmo
– Casarão da Diversidade – Rua do Tijolo, nº 08, Pelourinho