Prefeitura do Rio lança edital paar cultura LGBT

Comportamento, Social
22 de junho de 2016
por Genilson Coutinho

Cultura LGBT foi contemplada com linha de R$800.000,00, priorizando produções de temática de travestis, transexuais e transgêneros e a promoção de defesa dos LGBT e combate à LGBTfobia

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Cultura, Junior Perim, lançaram na ultima terça-feira, 21, no Palácio da Cidade, o Programa de Fomento às Artes. O novo edital reafirma o compromisso de incentivo a produção artística na cidade, de democratização do acesso ao financiamento público e de estímulo à diversidade cultural em todo o território carioca.

São 13 linhas de ação, entre elas uma que se destina exclusivamente a realização de projetos LGBT. Serão analisadas propostas de iniciativa cultural e/ou evento com temática LGBT, contemplando prioritariamente travestis, transexuais e transgêneros e a promoção de defesa dos LGBT e combate à LGBTfobia, desenvolvidas nas mais variadas formas culturais, tais como, mas não se limitando a, moda, audiovisual, cultura urbana, literatura, teatro, cultura digital, artesanato, teatro e dança, produção e arte transformista.

O valor destinado para a realização desses projetos é de R$ 800.000,00. É importante informar que a Prefeitura do Rio é pioneira no Brasil a destinar uma linha de verba para projetos culturais com temática LGBT.

Segundo o Programa de Fomento às Artes, poderão se inscrever projetos de produção, circulação (por lonas e arenas), pesquisa e apoio a grupos, companhias e eventos. A novidade neste ano é o direcionamento inédito de verba para “cultura afro e matriz africana”.

As inscrições acontecem gratuitamente de 1º de julho a 15 de agosto pelo site.

Todos os projetos serão executados ao longo de 2017.