Prefeito entrega prêmio de sustentabilidade do Carnaval nesta terça (28)

Notícias
27 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho
ACM Neto

ACM Neto

O prefeito ACM Neto entrega nesta terça-feira (28) o Prêmio Eu Promovo o Carnaval Sustentável para os blocos e camarotes mais ecologicamente corretos sustentáveis do Carnaval 2017. Os troféus serão entregues ás 14h, no Circuito Osmar, no Campo Grande. A escolha dos vencedores é feita a partir do cumprimento de ações estabelecidas pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), aderidas voluntariamente pelas entidades da folia.

A campanha propõe que blocos, camarotes e trios atuem transformando o ambiente da festa em um lugar capaz de integrar as questões sociais, enérgicas, econômicas e ambientais, como utilizar lâmpadas ecoeficientes (LED), materiais recicláveis para a decoração de espaços, promover campanhas de combate ao racismo, utilizar combustível verde S50, no trio e no carro de apoio, entre outras ações de cunho sustentável.

No último sábado (25), a madrinha do Prêmio Eu Promovo o Carnaval Sustentável, Margareth Menezes, foi homenageada com a entrega de uma placa em reconhecimento ao seu trabalho socioambiental na Península de Itapagipe por meio da Organização Social Fábrica Cultural. A entrega ocorreu durante apresentação da cantora que esse ano completa 30 anos de carreira.

Campanha – Em cinco anos de Carnaval Sustentável, já circularam pela campanha mais de 100 instituições, entre trios, blocos e camarotes. Cerca de 300 ações ligadas ao tema sustentabilidade foram registradas nesse período pelas equipes da Secis. Em 2015, o bloco Me Abraça e camarote do Nana foram os vencedores e receberam o selo Ouro. Já em 2016, o título ficou com o bloco Cocobambu e com o camarote do Nana, vencedor pelo segundo ano consecutivo.

Esse ano, mais de 25 instituições participam do prêmio. A dinâmica da campanha é parecida com a do ano passado. Porém, agora todos os camarotes e blocos engajados na campanha, que atenderem a requisitos básicos do Prêmio, receberão o selo Eu Promovo o Carnaval Sustentável, sendo classificadas em ouro, prata ou bronze.

Apenas os que trouxerem novidades e promoverem mais ações sustentáveis durante a festa receberão, além do selo, o troféu de melhor bloco ou camarote. A avaliação é realizada todos os dias da festa por equipes da Secis, que acompanham na prática iniciativas das instituições.