Prefeita recebe título de Musa da Cidadania LGBT Bahia

Sem categoria
18 de junho de 2012
por Genilson Coutinho

A prefeita Moema Gramacho vai receber o título de Musa da Cidadania LGBT da Bahia, no dia 19, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Lauro de Fretas. Moema foi a primeira gestora municipal a subir em um trio elétrico e defender o grupo no Estado. A homenagem será prestada durante a posse do novo presidente do grupo Gay de Lauro de Freitas, Franklin Silva. O ativista fundou o grupo em Lauro de Freitas sendo seu presidente por seis anos. Eleito em assembleia, Silva volta a assumir a presidência do Grupo Gay da cidade com mandato de três anos.

De acordo com o Comitê Desportivo LGBT baiano e a comunidade LGBT, Moema foi escolhida não apenas por seu trabalho de combate à homofobia em Lauro de Freitas, mas também por levantar a bandeira em favor do Grupo Gay da Bahia (GGB) quando era deputada estadual.

O apoio continuou em 2005, quando assumiu o cargo de prefeita em Lauro de Freitas. Ela ajudou na Fundação do Grupo Gay do município e participa assiduamente da abertura oficial da Parada Gay municipal, além de criar projetos de lei e decretos para a garantia dos direitos da comunidade LGBT. Entre os feitos estão o Decreto Municipal 3.290, de 26 de agosto de 2010, que assegura aos servidores públicos, no âmbito da administração pública municipal, e aos estudantes da rede pública municipal de ensino o uso de nome social adotado por travestis e transexuais.