Pré-Estreia do filme em Salvador terá presença do diretor João Jardim e da atriz Silvia Lourenço

Sem categoria
8 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

O filme Amor?, novo longa-metragem de João Jardim (codiretor de Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de melhor documentário 2011) terá pré-estreia em Salvador no dia 15 de abril (sexta-feira) às 21h, na SALADEARTE – Cinema do Museu, com a presença do cineasta e da atriz Silvia Lourenço. Espécie de híbrido entre documentário e ficção, Amor? é um filme, como bem define o diretor, “sobre eu você e todos nós.” O filme estréia no circuito local no dia 22 de abril.

O tema, e foco, de Amor? são as relações amorosas que são pautadas pela violência, seja qual a forma em que ela se apresenta. Entremeado por cenas poéticas de um mergulho no mar, um banho despretensioso, corpos que se procuram e se tocam, o filme traz relatos verdadeiros e surpreendentes quem já viveu relacionamentos em que a violência era parte de um cotidiano muitas vezes doentio e outras vezes foi a pedra de toque para o despertar de uma nova fase.

No entanto, devido à delicadeza do tema, em vez de revelar as identidades de seus entrevistados, Amor? traz atores e atrizes interpretando estes depoimentos. “São relatos muito sinceros de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder. Até pensei em mostrar os verdadeiros personagens na tela, mas, além da privacidade de cada um, havia a privacidade do parceiro de quem falavam”, conta Jardim. “Além disso, havia também questões legais. Poderíamos ou não expor estas pessoas à esta situação? Então, optei por convidar atores. Por isso, Amor? não é um documentário. Nem ficção. É impossível de classificá-lo.”

Para viver estas pessoas, o diretor convidou um time tarimbado que ensaiou exaustivamente antes de gravar os trechos de depoimentos selecionados. A lista inclui nomes como Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Letícia Colin, Claudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Julia Lemmertz. Ao contrário do processo tradicional de pesquisa de personagem, os atores não pesquisaram sobre seus personagens. “Queria que suas atuações fossem o mais livre e despojadas de artifícios possíveis. Queria que os atores incorporassem a história como deles”, explica o diretor.

 

Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisas, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.

O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice.

(Charles Baudelaire)

FICHA TÉCNICA

Amor?

Direção: João Jardim

Sinopse: AMOR? é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder.

Amor? é uma produção da Copacabana Filmes e da Fogo Azul Filmes, em co-produção com a Labocine e o canal GNT, da Globosat – foi filmado em super 16mm e finalizado em 35mm. O filme tem o patrocínio do Instituto AVON, e chega ao circuito nacional em 15 de abril, depois de arrebatar o troféu de Melhor Filme, conferido pelo Júri Popular no Festival de Brasília em novembro passado.

Elenco em ordem de aparição:       Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Letícia Colin, Claudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Julia Lemmertz

Direção, roteiro e produção:   João Jardim

Coordenação de produção:    Carla Camurati e Bianca Costa

Fotografia:  Heloísa Passos

Pesquisa e colaboração roteiro:     Renée Castelo Branco

Trilha sonora:   Lenine

Montagem:   Flávia Gonçalves e João Jardim

Som:   Heron Alencar, Waldir Xavier, Tom Paul

Distribuição:  Copacabana Filmes

Amor?, ficção, cor, 35mm, 100min, RJ, 2010, 14 anos

Mais informações e fotos em alta resolução no site  www.amorofilme.com.br