Postas à Mesa: Um prato cheio para a Representatividade Feminina no Universo Nerd

Gastronomia, No Circuito
15 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

CARD_NOSSA

Ser Nerd por muito tempo foi sinônimo de pertencer à uma realidade bem à margem dos padrões convencionais de interação social. Hoje, muito pela influência das franquias de cinema e do boom da produção de itens relacionados (é o que a galera curte mesmo!), há uma expansão na identificação de indivíduos que aceitam ser denominados como tais – e eles estão loucos para trocarem figurinhas!

Nos últimos anos, a pauta da representatividade tem assumido um lugar de destaque nas discussões sobre gênero, sexualidade e protagonismo dentro da cultura pop. Não obstante, posicionamentos divergentes se encontram em diferentes espaços relacionados, a fim de se entender o porquê da importância de se tratar da diversidade na vivência desse estilo. Para 2017, com a chegada do primeiro filme de uma super-heroína dirigido também por uma mulher, os rumos da Cena Nerd têm caminhado para a necessidade expressa de se explorar o universo feminino e suas demandas.

Para representar uma parcela desse universo feminino, especialmente dos quadrinhos, de maneira lúdica e bem saborosa, a iniciativa Food Hero apresenta, para sua segunda edição da proposta, a história da tríade: Mulher Maravilha, Mulher Gato e Hera Venenosa a partir do ponto de vista gastronômico, propondo transferir aos participantes do encontro, as essências vinculadas à períodos históricos dos arcos que as contemplam e das características marcantes das personagens.

O Food Hero se apresenta como uma alternativa distinta e única de demonstrar a história, evolução e novidades acerca das personagens escolhidas como temática de cada edição, assim como possibilita a imersão do público Nerd no ambiente e na cultura, principalmente culinária, das quais fazem parte os seus principais heróis.
O evento é divido em três blocos, tendo início com uma apresentação sobre a temática da Edição, passando pela degustação e explicação das escolhas das entradas (bloco 1), prato principal (bloco 2) e sobremesa (bloco 3). Durante os intervalos, entre um bloco e o outro, o público é convidado a interagir e dialogar sobre o tema, além de ser convocado a opinar sobre os pratos servidos, criando uma experiência colaborativa.

O Food Hero surgiu a partir de uma parceria entre a Los Potitos e o Tabuleiro Nerd. O evento é uma combinação de Culinária e Cultura Nerd e tem como proposta oferecer aos fãs da cultura pop da cidade de Salvador a oportunidade de se reunirem e bater um papo com seus amigos e outros Nerds, degustando pratos especiais inspirados em personagens famosos dos quadrinhos, livros e do cinema.