Porto Alegre inicia qualificações gratuitas para atendimento ao público LGBT

Notícias
27 de outubro de 2015
por Redação

Foto: Divulgação/PMPA

A Secretaria de Turismo de Porto Alegre inicia nesta quarta-feira, 28, a agenda de  workshops gratuitos de qualificação da Escola Social de Turismo dirigidos a empresas interessadas em capacitar suas equipes em relação a boas práticas no atendimento ao público LGBT. Participarão da primeira edição do novo módulo Porto Alegre Turística LGBT empresários e profissionais da Capital e região do segmento de eventos sociais que serão expositores da Expo Entre Iguais, feira de fornecedores de produtos e serviços dirigidos a casamentos homoafetivos, que ocorrerá na Capital, em 11 de novembro, na Mansão Isla, na Ilha das Flores.

A qualificação é um dos focos centrais do programa Porto Alegre LGBT, lançado oficialmente no final de setembro a partir do qual a Embratur reconheceu a capital gaúcha como o 7º destino turístico gay-friendly do país. As empresas que fazem a capacitação se comprometem também a zelar pelo bom acolhimento do turista LGBT em seu estabelecimento e a disseminar esta política para seus funcionários, de gerentes a trabalhadores que atuam na linha de frente no atendimento ao público. Este comprometimento das empresas será formalizado com a assinatura de uma “Carta Compromisso”.

Esta não é a primeira iniciativa da SMTUR de sensibilizar e qualificar empresas e profissionais do receptivo turístico e de outros setores para atender ao objetivo principal do programa Porto Alegre LGBT de incrementar o fluxo de turistas deste segmento em Porto Alegre. Em julho ocorreu um seminário com palestra da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT GLS) para sensibilização do trade sobre as potencialidades do turismo LGBT no país e no mundo, que atraiu também empresas do interior do Estado. Já no início de setembro foram promovidos dois dias de workshops com consultores da mesma entidade e dirigidos a gestores e coordenadores de equipes de hotéis, bares e restaurantes.

Com a formatação de um módulo próprio da Escola Social de Turismo, o objetivo da SMTUR é alcançar uma abrangência maior na qualificação dos serviços da cidade para o bom atendimento ao público LGBT.